Poucas Nuvens

JUNDIAÍ

21º MIN  33º MAX

Quinta-Feira, 30 de Outubro de 2014

Cleyton Garcia

Jovem, 19 anos, Estudante de Pedagogia, Amante de Política, Assuntos Sociais e Temas Polêmicos... Compromisso com a Verdade.

Ver todas as colunas

O Preconceito e a Intolerância no Brasil



É visível para todos nós brasileiros que nosso país até então sempre foi um dos mais preconceituosos do mundo. A sociedade extremamente conservadora está a cada dia sofrendo derrotas, sejam elas nos tribunais ou nas formas de expressão... Acabamos de ter a união civil estável dos homossexuais reconhecida e também o direito a liberdade de expressão, no caso da marcha da maconha, também concedidos pela estância maior do país, o Supremo Tribunal Federal.

Cada vez mais ouvimos ou vemos no rádio e na tv que homossexuais assumidos foram assassinados ou agredidos por pessoas totalmente homofóbicas; o índice de mortes por homicídio contra essas pessoas é o maior do mundo no Brasil !

Vemos também que a discriminação não vem somente de pessoas comuns, mas também de parlamentares eleitos, como o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) que agrediu verbalmente, com palavras baixas e ridículas a cantora Preta Gil e toda comunidade gay.

Entendemos que o direito ao livre arbítrio e o uso das leis que colocam todos iguais perante a sociedade, pela constituição, não está sendo cumprido !

A sociedade de hoje não tem tolerância às causas diferentes do comum... Tudo o que é novo, ou novo para alguns, é tratado com desprezo e imoralidade. Cada vez mais cresce todas as formas de bullying nas escolas, e com isso o ser humano é induzido a pensar e agir com desrespeito e impunidade com o que é diferente para ele...

O preconceito no Brasil, hoje, não se reduz somente aos homossexuais ou aos usuários de drogas, os negros e os nordestinos também são alvos dessas pessoas sem respeito e moral. Nem mesmo a liberdade de expressão está sendo respeitada.

Temos ainda muito a aprender com as diferenças sociais e intelectuais, temos de saber respeitar as diferenças, não é aceitar, mas sim ter respeito para que possamos também ser respeitado. Vamos lembrar que o desrespeito e a intolerância geram violência, que assim gera morte, e com isso acaba com muitas famílias, sonhos, corações... Somente aquele que já perdeu um ente familiar por isso sabe o porque, ou melhor, é por nada, é tão simples respeitar as pessoas, é simples respeitar as opiniões !

Para aqueles que ainda não sabem, abaixo estão alguns artigos e parágrafos da Constituição do Brasil que defende todas as pessoas e o uso da expressão sem censura:

  

  • Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em  Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    • V - o pluralismo político

  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida,liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes:

    • IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    • VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

    • IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

  • Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

    • § 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística

 










Sobre a Dogus Comunicação  |  Política de Privacidade

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2014, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.