Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

17/8/2015 - Jundiaí - SP

Abertura de conferência destaca participação jovem




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O prefeito Pedro Bigardi abriu a Conferência Municipal da Juventude apontando o momento vivido em Jundiaí como uma contracorrente em relação ao Brasil. “Enquanto vemos um refluxo dos movimentos sociais no país, percebemos uma clara tendência participativa em nossa cidade, e isso é ainda mais importante no caso dos jovens”, afirmou ao lembrar de outros processos em andamento, como o Plano Diretor Participativo, numa demonstração de interesse dos moradores em colaborar com os rumos do município.

Realizada no plenário da Câmara Municipal na noite de sexta-feira (14), a abertura destacou os avanços ocorridos no âmbito do Conselho Municipal da Juventude, da criação da Coordenadoria da Juventude e a conquista do projeto Estação Juventude, em parceria com o governo federal.

A coordenadora Narrinam Camargo destacou a importância da eleição dos 28 conselheiros para o novo mandato do conselho e o fato de que, pela primeira vez desde que foi criado em 2006, passou a ter na presidência um representante da sociedade civil.

Já o conselheiro Felipe Andrade da Silva ressaltou que a faixa etária de 15 a 29 anos representa atualmente pela última vez a maioria na população brasileira, reforçado pela intervenção de Marcelo Arias, integrante do Conselho Nacional da Juventude, que lembrou que isso é um “bônus demográfico” já que, em 2030, deve passar essa situação para a faixa acima dos 60 anos.

Instrumento democrático
As intervenções reforçaram a análise do prefeito Pedro Bigardi de que as conferências nacionais, adotadas desde os anos 2000, fazem parte da democracia prevista na Constituição de 1988, que orientou a criação dos conselhos setoriais.

“Outra coisa importante é vermos que os problemas políticos muitas vezes levam ao descrédito, mas é preciso buscar os jovens para esse debate, para a cultura, para o esporte. Estamos tendo nesta mesma noite o Sexta no Centro, que, como tantas outras iniciativas, busca reunir as famílias, os jovens, a sociedade a também pensar no debate sobre como recuperarmos nossas cidades. É preciso enfrentar o desafio de estimularmos as pessoas a praticarem essa democracia”, afirmou.

Ele citou o caso recente da formatura de jovens em um programa de profissionalização da Siemens para lembrar que há momentos decisivos e que propôs aos participantes imaginarem a si mesmos em trinta ou quarenta anos no futuro, pensando que o cotidiano agora envolve inovação, tecnologia e conhecimento. E que todos devem pensar também na violência que atinge muitos jovens, especialmente os mais pobres e, destes, muitas vezes, os jovens negros. “Temos que lutar contra a exclusão, aprofundar esse debate também. Por isso criamos coordenadorias para buscarmos essa reflexão mais setorial e estimularmos novas ações públicas”, afirmou.

Setores variados
O vereador Rafael Purgato saudou os jovens e demais participantes do evento de abertura frisando o espaço de diálogo, que contou também com os vereadores Marcelo Gastaldo, Paulo Malerba e Marilena Perdiz Negro. A Prefeitura de Jundiaí contou ainda com a presença dos secretários Cristiano Lopes (Esportes e Lazer), Tércio Marinho (Cultura), Daniela da Camara Sutti (Planejamento e Meio Ambiente) e Edson Aparecido da Rocha (Negócios Jurídicos), além do assessor de coordenadorias Vanderlei Victorino (Gabinete) e outros.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.