Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

13/10/2014 - Jundiaí - SP

Busto de Domingos Anastasio é transferido para o Museu




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí ‘Solar do Barão’ transferiu o busto de bronze em homenagem ao médico Domingos Anastasio, então fixado na região central, para o espaço histórico localizado no calçadão da rua Barão de Jundiaí. A retirada foi feita dia 15 de setembro. O local onde ficava a homenagem, uma praça no cruzamento das ruas Dr. Torres Neves e Vigário JJ Rodrigues, receberá uma réplica do busto.

Segundo o diretor do museu, Jean Camoleze,a mudança vai auxiliar na manutenção e conservação da peça, que agora está num local adequado, sem intervenções do meio ambiente – como chuva, erosão e até mesmo atos de vandalismo.

Domingos Anastasio nasceu dia 30 de março de 1875, em Paola, província de Cosenza, na Itália. Lá iniciou os estudos e, em 1898, formou-se médico em Roma. Em 1904, veio para o Rio de Janeiro e depois seguiu para Minas Gerais e São Paulo. Clinicou por um tempo em Campinas e em 1909 mudou-se para Jundiaí, onde permaneceu com a esposa, D. Emília Michelina de Anastásio, até o fim da vida.

Começou a trabalhar no Hospital São Vicente de Paulo e lá permaneceu por 14 anos, ao mesmo tempo em que se dedicava ao atendimento dos menos favorecidos. A partir de uma reunião de imigrantes, fundou-se a Fratellanza do Mútuo Socorro, entidade destinada à colônia italiana. Em 1924, Dr. Domingos Anastasio transformou a entidade em Casa de Saúde e, a partir daí, o atendimento se tornou mais frequente.

Ele dedicou parte da vida à Casa de Saúde, que após a morte, em 20 de julho de 1938, passou a ser chamada de Casa de Saúde Dr. Domingos Anastasio. Em homenagem à memória do médico, no centenário do nascimento dele foi criado um busto em bronze e uma praça recebeu seu nome.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.