Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

22/7/2014 - Jundiaí - SP

Cerest e INSS estreitam relações para a saúde do trabalhador




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Jundiaí

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), de Jundiaí, recebeu na semana passada a visita da assistente social Miriam Tafarelo, da agência Jundiaí do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O encontro teve a marca do primeiro ato da transversalidade de ações em saúde do trabalhador no município, preconizada pelo governo federal. Miriam Tafarelo foi recepcionada pelo gerente Jesus dos Santos e pela assistente social Denise Brunheroto, ambos do Cerest.

Um dos temas enfatizados no encontro foi a reabilitação profissional. “Esse serviço da Previdência se caracteriza pela assistência educativa ou reeducativa e de adaptação ou readaptação profissional”, explicou Miriam. “Ele tem o objetivo de proporcionar aos beneficiários incapacitados parcial ou totalmente para o trabalho a indicação dos meios para o reingresso no mercado e no contexto em que vivem”, completou.

O gerente do Cerest, Jesus dos Santos, explicou que a transversalidade entre ministérios para as ações em saúde do trabalhador é exigida pelos preceitos do governo federal e facilita sobremaneira a busca dos resultados esperados.

Outros aspectos tratados durante a visita foram a Lei Complementar 142/13, que inclui novas regras em relação à redução da idade e do tempo de contribuição para a concessão de aposentadoria à pessoa com deficiência, serviços prestados pelo Serviço Social da Previdência e do Cerest, bem como elaboração de calendário de reuniões entre os dois órgãos para a condução de casos que requerem a transversalidade.

Política nacional
O gerente do Cerest também explicou que a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora alinha-se com o conjunto de políticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a transversalidade das ações de saúde do trabalhador e o trabalho como um dos determinantes do processo saúde-doença.

“Esperamos que a transversalidade entre os ministérios da Saúde, Trabalho e Emprego e Previdência Social, neste município representados pelo Cerest, Gerência Regional do Trabalho e Emprego e Agência do INSS, se fortaleça a cada dia e a cada ato como este primeiro, configurado por esta nossa reunião”, finalizou Jesus dos Santos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.