Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

7/12/2016 - Jundiaí - SP

Compac agiliza tombamento da área do IAC de Jundiaí




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Centro de Engenharia do Instituto Agronômico de Campinas (CEA/IAC), em Jundiaí, consta no Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí (IPPAC), instrumento de proteção que precede o tombamento. O processo de tombamento da área foi aberto pelo Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Compac) em 24 de maio deste ano, a pedido do vereador Rafael Purgato, após divulgação da intenção de venda pelo Estado.

Segundo o diretor de Patrimônio, o historiador Donizetti Aparecido Pinto, o processo foi agilizado em função da aprovação na Assembleia Legislativa da venda de 80 espaços públicos do Estado de São Paulo, dentre eles o CEA/IAC em Jundiaí, no último dia 30. “O processo de tombamento está sendo finalizado, após isso vai para a audiência pública e votação no Compac. Mas, com a inclusão no IPPAC, a área já está protegida de qualquer intervenção, que precisa ser aprovada pelo Compac”, explica Donizetti.

O diretor de Patrimônio destaca a importância histórica e ambiental para Jundiaí. “É uma área com grande valor histórico por conta da pesquisa e paisagem”, pontua.

De acordo com Donizetti, o tombamento é pautado em fortes justificativas. “Criado na década de 1960, O CEA/IAC é um centro de pesquisa na região da Serra do Japi, com equipamentos pertinentes à agricultura que só tem em Jundiaí e imóveis de importância arquitetônica. Além disso, conta com área de 26 hectares, dividida em 10 fragmentos remanescentes florestais da Mata Atlântica, de grande relevância ambiental.”

Com a aprovação do tombamento, mesmo se for vendido, qualquer intervenção a ser feita no local terá que passar pela aprovação do Compac.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.