Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

17/10/2014 - Jundiaí - SP

Compac aprova manutenção da chaminé e galpão da Fábrica Japy




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Jundiaí

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) conseguiu mais uma conquista na preservação da memória da história de Jundiaí. Foi aprovada a manutenção da chaminé e do galpão da antiga Fábrica de Tecidos Japy, na Vila Arens. A ação faz parte de um acordo feito entre a Prefeitura de Jundiaí e Compac com a construtora PDG, responsável pela construção de um empreendimento imobiliário na área.

“É uma política inovadora. Antes os empreendimentos eram feitos e nossos patrimônios não eram preservados. Agora, com esta nova ação estamos andando lado a lado: progresso com preservação da memória de Jundiaí”, destaca Donizetti Aparecido Pinto, responsável pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural.

A construtora é responsável pela obra e manutenção do patrimônio, já tombado pelo Compac. A obra está avaliada em cerca de R$ 5 milhões. “A construtora PDG se prontificou a restaurar o galpão que será usado pela Prefeitura de Jundiaí, bem como a chaminé e seu acesso à visitação como contrapartida”, informa a presidente do Compac, Maria Angélica Ribeiro.

Fundada em 1913 pelo senador Antônio de Lacerda Franco, a Fábrica de Tecidos Japy, localizada na rua Lacerda Franco, na Vila Arens, iniciou suas atividades em 1914 sendo considerada, na época, a segunda indústria de tecidos do interior paulista. No seu quadro de funcionários esteve o compositor Adoniram Barbosa. A fábrica também exerceu um papel importante na Revolução de 1932, quando fornecia uniformes para os soldados.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.