Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

19/10/2016 - Jundiaí - SP

Complexo Fepasa dá início a troca de telhado de oficinas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Uma intervenção em dois blocos mais deteriorados das antigas oficinas da Companhia Paulista, no Complexo Fepasa, foi aberta nesta segunda-feira (17) com a visita de força-tarefa para os trabalhos deste trimestre. O processo, entretanto, busca evitar interferências no fluxo de pessoas que usam serviços públicos no local, como o Poupatempo.

Originários da década de 1870, os telhados deteriorados das áreas de oficinas de locomotivas e vagões e da atual área administrativa são a prioridade avalizada pelo próprio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por se tratar de um patrimônio nacional.

A viabilização foi obtida por investimento privado de R$ 600 mil, contrapartida de novo empreendimento comercial na área da antiga Fleischmann, vizinho ao conjunto.

O trabalho especializado vai exigir o uso de equipamentos elevatórios (“tesoura”) para que as intervenções possam ser feitas a partir do solo devido à instabilidade estrutural. Uma parte das telhas francesas deve ser armazenada e parte das vigas de madeira deve ser substituída por metálicas.

Cuidados
O serviço contratado pela iniciativa privada foi do Estúdio Sarasá, que atuou anteriormente na cidade no internacionalmente premiado projeto da Ponte Torta. De acordo com o técnico Edson Silva, com mais de 40 anos de atuação em coberturas antigas, as exigências da legislação do patrimônio histórico e a deterioração de estruturas antigas envolvem cuidados tanto com os riscos humanos quanto do próprio material.

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente faz o acompanhamento do processo. Para o coordenador de projetos urbanos Décio Luiz Pinheiro Pradella, o formato adotado dentro do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) sinaliza o uso de outros mecanismos previstos na lei 8.683/2016 (Plano Diretor) para oprojeto mais amplo de todo o complexo a médio e longo prazos.

Evento
Além do início das obras de intervenção, o Complexo Fepasa abriga no próximo sábado (22) um evento comemorativo sobre os 95 anos de eletrificação das linhas de trens. De acordo com o diretor do complexo e do Museu da Companhia Paulista, Sebastião Nereu da Veiga, o interesse pela memória da ferrovia segue firme na cidade com ações como os livros da série “Meu Pai foi Ferroviário”, organizados pela Associação de Preservação da Memória da Companhia Paulista e pelo Celmi, e também o trabalho científico que teve a participação da Fatec Jundiaí, “Tecnologia e Cultura – Memória Ferroviária”.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.