Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

14/4/2015 - Jundiaí - SP

Coordenadoria do Idoso promove palestra na Esef




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A titular da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori, foi convidada pela Escola Superior de Educação Física (Esef) de Jundiaí para conversar com alunos de duas turmas do último ano do curso. O foco foi o envelhecimento. As palestras foram acompanhadas pelos professores Olival Cardoso do Lago e Fernando Balbino.

Durante as conversas, Cláudia falou sobre o perfil da população idosa em Jundiaí e sobre as diferentes realidades que compõem esse novo cenário.

Segundo ela, com base na estimativa do IBGE para a população de Jundiaí em 2014, a cidade tem em torno de 55 mil idosos (entre 60 e 100 anos). “Essa população forma um segmento heterogêneo, em todos os aspectos: saúde, renda, idade e acesso às oportunidades. Por isso, falamos que é um universo de velhices, no plural, pois existem subgrupos muito diferentes.”

Cláudia também apresentou o trabalho da coordenadoria e as ações realizadas desde 2013, quando o órgão foi criado pelo prefeito Pedro Bigardi. “Mostramos como a Prefeitura vem lidando com a temática do envelhecimento nas ações, principalmente com relação à valorização da velhice em todos os contextos da administração pública. A principal luta é garantir o direito de cada pessoa envelhecer como ela quer e não como as outras pessoas querem.”

O objetivo da Esef foi levar aos alunos um olhar diferente sobre a temática do envelhecimento, já abordada na formação acadêmica. Outro objetivo foi estimular os alunos a se interessarem mais por esse público idoso. “Pela participação e interesse dos alunos, nossa avaliação é de que os objetivos foram atingidos. Houve participação dos alunos e até propostas de conversas para futuras parcerias”, avaliou Cláudia.

De acordo com a titular da Coordenadoria, iniciativas desse tipo são fundamentais. “Não nos preparamos, no Brasil como um todo, para enfrentar esta mudança da população, portanto estamos sempre atrasados em matéria de ações para a público idoso. Estamos, na verdade, aprendendo sobre o envelhecimento enquanto envelhecemos.”



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.