Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

25/3/2015 - Jundiaí - SP

Cultura discute ações para ampliar acesso de deficientes




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, e o responsável pela Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Reinaldo Fernandes, participaram de reuniões, nesta terça-feira (24), para discutir a ampliação do acesso de deficientes à cultura.

Entre as ações está a aquisição, ainda este ano, de uma cabine de audiodescrição que será utilizada em espetáculos apresentados na cidade. Em reunião com a presidente da Associação da Mulher Unimed (AMU) Jundiaí, Márcia Delamanha, e a coordenadora de Responsabilidade Socioambiental, Nalva Carvalho, foi discutida a capacitação de funcionários públicos para atuar na cabine, já que a entidade desenvolve o projeto Vida Iluminada, voltado às pessoas com deficiência visual, e utiliza a audiodescrição nos eventos.

“A aquisição da cabine de audiodescrição torna os espetáculos acessíveis às pessoas com deficiência visual. A proposta é fazer uma parceria com a AMU para o treinamento dos funcionários que atuarão na cabine”, disse o secretário de Cultura.

Segundo Reinaldo, a cabine atenderá, além da pessoa com deficiência visual, idosos, disléxicos e deficientes intelectuais. “A ideia é que a cabine esteja funcionando no segundo semestre. Já temos o intérprete de libras para as pessoas com deficiência auditiva e com a audiodescrição atendemos outras demandas. Nossa intenção é que qualquer pessoa, independentemente da deficiência, tenha acesso aos espetáculos culturais.”

Acessibilidade
Em reunião realizada na União dos Deficientes de Jundiaí e Região (UDJR), Tércio e Reinaldo também trataram de ações para aumentar a acessibilidade das pessoas com deficiência na cultura.

No encontro, que contou com a participação de diretores da Secretaria de Cultura, foram definidas algumas ações como a cessão de espaços públicos para exposições da entidade, inclusão de atividades voltadas às pessoas com deficiência e estudo para tornar os espaços culturais acessíveis, que inclui rampas de acesso, comunicação em braile e instalação de cabine de audiodescrição.

“É importante o apoio que a Prefeitura tem dado, a reunião foi muito produtiva. Agora, o próximo passo é alinhar os detalhes para garantir a acessibilidade dos deficientes”, disse o presidente da UDJS, Ariosto Francisco Conceição.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.