Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

19/6/2015 - Jundiaí - SP

Cultura promove curso de capacitação para servidores




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Os funcionários da Secretaria de Cultura iniciaram, na tarde desta quinta-feira (18), o curso de capacitação “Formação Cultural”, oferecido pela Prefeitura de Jundiaí, na Escola de Governo e Gestão (EGGMJ). A formação dos servidores será dividida em 24 horas e prossegue até novembro.

Sentados em um semicírculo, os alunos se apresentaram e interagiram na proposta de Américo José Córdula Teixeira, ministrante do curso, atual Secretário de Políticas Culturais, do Ministério da Cultura, que já foi Secretário da Identidade e Diversidade Cultural (2008 -2011) e Diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais da Secretaria de Políticas Culturais.

Dentre os tópicos abordados neste primeiro encontro, o foco se manteve na introdução ao conceito de Cultura, suas dimensões que norteiam as políticas públicas no Brasil e um histórico abrangente das políticas culturais no mundo.

A teoria aplicada baseou-se no pensamento apresentado por Teixeira logo no início da aula. “Não existe ninguém que não tenha cultura”. A partir daí, vários pensadores do campo foram destacados como o antropólogo Edward Tylor, Franz Boas, Marillena Chauí, esta última que foi Secretária Municipal de Cultura de São Paulo de 1989 a 1992.

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, explicou a finalidade da formação para os servidores. “O curso de qualificação sobre gestão cultural de curta duração visa expor aos funcionários esse sistema de gestão para que tenham uma vivência na troca de experiências. Faz parte do governo Pedro Bigardi, a iniciativa de capacitar os servidores públicas em suas respectivas áreas.”

A programação das aulas prossegue nos dias 16 de julho, 20 de agosto, 17 de setembro, 8 de outubro e 12 de novembro, com abordagens sobre a participação popular, direitos culturais, Sistema Nacional de Cultura, o CPF (Conselho, Plano e Fundo), mecanismos de financiamento à cultura e uma visita técnica temática.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.