Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

24/3/2015 - Jundiaí - SP

Educação lança programa inédito na rede de ensino de Jundiaí




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Uma experiência de formação inovadora na rede municipal de ensino de Jundiaí. Assim pode ser definido o programa “Centro de Imaginação e Estudos da Infância Moinhos de Vento”, que nesta segunda-feira (23) foi aberto oficialmente no Complexo Argos.

A iniciativa da Secretaria de Educação nasce para envolver todos os profissionais que atuam principalmente com crianças de até 3 anos: professores, agentes de desenvolvimento infantil, diretores, coordenadores pedagógicos, cozinheiros e agentes operacionais de creches.

“Trata-se de um programa de formação que agrega o conhecimento externo e teórico à prática do dia a dia, adquirida nas unidades escolares. O próprio profissional da rede é quem atua como formador, trazendo o conhecimento e a experiência. Desta forma, a rede cria identidade própria e isso vai se refletir no trabalho com as crianças”, explica Rose Dezena, diretora de Educação Infantil 1 da Secretaria de Educação.

Abertura
O pontapé inicial foi dado com a primeira aula da oficina de experimentação e estudo sobre a arte de contar história. Cerca de 50 pessoas participaram. “Ele ocorrerá sempre fora do horário de trabalho. Toda a rede está convidada e a adesão inicial já é grande, o que mostra que os profissionais almejavam por isso”, destaca Rose.

Entre as ações do Centro de Imaginação e Estudos também fazem parte oficinas como a de terapias expressivas, a de criar com as mãos; a implantação de ateliês de cerâmica e marcenaria; além de palestras e encontros para o intercâmbio de estudos e práticas. Os eventos serão realizados, na maioria, uma vez por semana com duração de 2h, em média.

Os trabalhos são coordenados pela diretora da rede, Rita Rozeno, especialista em educação lúdica, em psicanálise e em contos de fadas, atriz, contadora de história e pesquisadora; pelo professor Ademir de Castro, artista plástico, arte-educador, cenógrafo, aderecista, bonequeiro, brinquedista, ceramista, construtor de brinquedos e espaços lúdicos; e pela professora Pepita Saloti Polido, formada em educação física, especialista em arte terapia e terapias expressivas, especialista em educação física escolar, professora universitária, capoeirista e pesquisadora da cultura afro-brasileira.

“Com as formações e atividades propostas, sem dúvidas o educador poderá potencializar a criatividade, se autoeducar e ficar mais sensível. O profissional que atua com crianças na faixa etária até os 3 anos tem de compreender o papel no desenvolvimento daqueles que vão construir as potencialidades necessárias para a existência humana. O programa chega para se tornar um espaço de compartilhamento em prol dos nossos alunos”, ressalta Rita.

Rumo certo
Desde que assumiu, em 2013, uma das metas do prefeito Pedro Bigardi é a oferta de melhores condições para elevar a qualidade da educação na cidade. Isso tem sido cumprido à risca pela Secretaria de Educação.

Além de inúmeras atividades e iniciativas voltadas à capacitação dos profissionais, os estudantes da rede municipal e de escolas contratadas e entidades conveniadas recebem kits de material escolar; houvemelhorias na merenda escolar, que passou a ser mais balanceada e variada; brinquedos e livros foram comprados para as escolas; e, pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura entregou kits completos de uniforme para todos os alunos da pré-escola ao ensino fundamental. Muito também vem sendo investido na infraestrutura dos prédios escolares.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.