Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

22/8/2014 - Jundiaí - SP

Encontro por boas práticas reúne profissionais de alimentos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Em promoção da Secretaria de Saúde, mais de 150 profissionais do ramo de bares, lanchonetes e restaurantes estiveram no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, para o encontro sobre boas práticas de alimentação. O evento contou com a coordenação da Vigilância Sanitária de Alimentos (Visa) e também com participação do Programa Alimento Seguro, do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ocorreu nesta quinta-feira, às 13h.

“Nosso objetivo, em todos os setores da Vigilância em Saúde, é incentivar as práticas corretas, para evitar problemas que possam trazer punição durante a fiscalização, com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados na cidade”, explicou a gerente da Visa Alimentos, Leila Serpa.

Um desses problemas, detalhou, está em exigências da legislação como a RDC 216, que exige um responsável técnico em todos os estabelecimentos que manipulam alimentos para consumo. No próprio evento foi constatado que uma parcela dos participantes era formada por funcionários. “O ideal é que o próprio dono do negócio assuma essa função”, comentou.

A gestora de negócios do Sebrae, Mariana Costa de Oliveira, explicou aos participantes que incluir diversas visitas técnicas de consultores diretamente ao estabelecimento é um dos diferenciais trabalhados pelo curso . “É diferente dessa ação orientadora da Prefeitura, porque tem um custo, mas somente 10% disso recaem sobre o participante”, afirmou.

O encontro teve como base os principais problemas encontrados pela Vigilância de Alimentos em seus trabalhos de fiscalização na cidade, desde armazenagem até o preparo e as condições do ambiente de manipulação de alimentos. É um trabalho mais detalhado do que as palestras feitas normalmente pela Secretaria, com participantes de feiras, eventos e festas tradicionais.

“Ainda existem muitos pontos a serem melhorados nos serviços desse setor. O desperdício de alimentos, por exemplo, ainda é muito elevado e temos uma dificuldade cultural para explicar que o empreendedor, mesmo sem ver prejuízo nessa área, deve melhorar a produtividade e qualidade”, afirma Leila.

O próximo encontro setorial, como ocorreu anteriormente, está agora focado no setor de padarias para o mês de outubro. Um outro setor envolvido, de açougues, está também sendo preparado mas ainda não teve data confirmada.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.