Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

19/3/2015 - Jundiaí - SP

Ensino Superior gratuito comemora 1 ano em Jundiaí




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Mais uma vez Jundiaí é destaque nacional pela política adotada na manutenção e ampliação da infraestrutura hídrica e de abastecimento. Agora, foi a vez da revista Brasileiros, de circulação nacional, destacar o município e um pouco da história que envolve os primórdios da construção da represa. Areportagem completa faz parte da edição de março, que chega às bancas nos próximos dias, mas que já pode ser conferida no site da revista.

Procurado pela Brasileiros, o prefeito Pedro Bigardi recebeu o repórter Vinicius Mendes e a repórter fotográfica Luiza Sigulem para um bate papo repleto de passagens históricas, curiosidades e informação. O encontro foi realizado dia 25 de fevereiro, no gabinete do Paço Municipal.

Atualmente, a represa municipal comporta um volume de 8 bilhões de litros, montante que seria capaz de abastecer Jundiaí e os mais de 400 mil habitantes por um período ininterrupto de dois meses em caso de um ‘apagão total’ de água. “Agora, vamos aumentar a altura da barragem da represa para aproveitar mais a água da chuva, com previsão de chegarmos a 9 bilhões de litros em capacidade”, previu Bigardi.

Outros investimentos foram citados, como a linha de crédito de R$ 20 milhões junto ao Governo Federal para ampliar a rede de esgoto e os sete novos reservatórios previstos para entrar em operação. “Planejamento e preservação são os principais motivos do bom exemplo da cidade”, ressaltou o prefeito.

Qualidade
Para os repórteres, Pedro Bigardi mostrou a vista da cidade do Paço Municipal, com a Serra do Japi ligada no horizonte à Serra dos Cristais – chamada por ele de “corredor verde”.

“Entre elas há a zona agrícola. Tudo isso traz uma qualidade de vida muito considerável para quem mora aqui”, disse o prefeito, que explicou posteriormente sobre os mananciais que abastecem a cidade e a proteção dos mesmos, como funciona a captação d´água, detalhes sobre a reserva técnica (excedente captado do rio Jundiaí Mirim), e como a boa gestão na Divisão de Água e Esgoto (DAE) nos últimos anos foi determinante para que a cidade se encontre numa situação confortável no presente.

O prefeito lembrou também toda a ideia de criação da represa, que surgiu pela primeira vez na confecção do Plano Diretor – na década de 1950, quando da gestão do então prefeito Vasco Antônio Venchiarutti, e levada à operacionalização pelo então prefeito Ibis Cruz, na década de 1970.

Uma das características, por exemplo, que difere o município de outros que contam com represa é que em Jundiaí ela é ligada diretamente à Estação de Tratamento de Água (ETA).

“Mesmo assim, há uma forte conscientização das pessoas no uso racional da água. O consumo caiu cerca de 15% no começo do ano. Temos de cuidar bem desse bem extremamente valioso”, anotou Pedro Bigardi, lembrando que o próximo Plano Diretor prevê, entre outras coisas, reter o boom imobiliário vertical na cidade ocorrido nos últimos anos, justamente com maneira de preservar a água para o jundiaiense.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.