Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

8/7/2014 - Jundiaí - SP

Estilo próprio e a paixão pela liberdade definem motociclistas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Dia Internacional do Motociclista é comemorado em 27 de julho. Mas o que define um motociclista? De acordo com Álvaro Augusto Alves, integrante do motoclube Nomad, de Jundiaí, a paixão pela motocicleta, o companheirismo e a liberdade são algumas das características que definem este segmento.

Aos 65 anos, Álvaro se intitula o “motociclista mais antigo de Jundiaí”. Acompanhado pela namorada Sandra Aparecida Bianchi, de 55, ele participa de todas as viagens e encontros. “Desde 2001, por problemas de saúde, abandonei a motocicleta. Agora, acompanho os outros 20 integrantes do Nomad em um triciclo. Ser motociclista significa participar de uma família”, explica.

Identificados pelas motocicletas estilizadas, correntes, caveiras e principalmente pelos coletes de couro, os integrantes de um motoclube chamam a atenção e deixam todos curiosos. “Hoje o preconceito diminuiu bastante. As pessoas nos param para tirar fotos e elogiar. Levamos uma vida igual a todo mundo, só somos apaixonados por motos”, comenta Sandra.

Outro adereço importante de identificação de um motociclista são os brasões no colete. Cada motoclube adota um costume, regras e identidades diferentes. “Ter um brasão no colete vai além de participar de um motoclube. É muito mais complexo e até secreto. Só quem faz parte mesmo sabe o significado de cada um”.

Além dos encontros e festas tradicionalmente conhecidos por tocarem muito rock e virar a noite, os motoclubes funcionam, muitas vezes, como entidades sociais. “Participamos de campanhas de inverno, fazemos passeios para arrecadar alimentos e também vamos a eventos fazer apresentações”, ressalta o motociclista.

Segundo o escritor e motociclista Cícero Paes, o verdadeiro motociclista vê sua moto “como se fosse uma mulher” pela qual se apaixonou um dia. “Nada o impede de se apaixonar várias vezes, até que um dia ele descobre que sua paixão não é ‘aquela moto’, mas sim andar de moto”, comentou.

É comum, também que as pessoas denominem motoqueiros e motociclistas como a mesma pessoa, mas Álvaro explicou que há uma diferença. “Nós motociclistas entendemos, mas quem não vive nesse mundo não é obrigado a saber. Motoqueiros são os que trabalham, sobrevivem deste veículo. Já os motociclistas seriam aqueles que utilizam a motocicleta como lazer”.

Encontro espera reunir 20 mil visitantes

Vários artigos, teses e discursos podem ser encontrados na internet, ao digitar apenas as palavras “motoqueiro” e “motociclista”. Alguns fazem menção ao trabalho, outros teriam a intenção de usar as terminologias como maneira de classificar “bons e maus” pilotos. Há, também, quem critique a criação de estereótipos pois o mais importante todos têm: a paixão pela moto.

De todo o País
Nos dias 25, 26 e 27 de julho, no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, acontece o 1º Encontro Nacional de Motociclistas.

O evento começa às 18h na sexta-feira (25) e às 10h no sábado e domingo (26 e 27). A entrada será 1 quilo de alimento não perecível e o total arrecadado será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade (Funss).

A realização é da Prefeitura de Jundiaí, com apoio das secretarias de Esportes e Lazer, Cultura, Agricultura, da Liga Nacional de Bikers, além dos motoclubes: Abutres M.C., Andarilhos M.C., Bielas de Fogo M.C., Brazilian Bikers M.C., Caveiras do Japi M.C., Clube da Moto Antiga, Insônia M.C., Lagartos de Rua M.C., Legião Perdida M.C., Lobos´s M.C., Nomad Moto Friend, Pança Loka M.C. e dos motogrupos Pneus de Aço M.G. e Shogun M.G.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.