Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

20/1/2015 - Jundiaí - SP

Evento mostra segredos da Ponte Torta no Novo Horizonte




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Com um material descontraído e educativo para crianças de todas as idades, a carreta da Ponte Tortarealiza no sábado (24), das 10h às 13h, no Jardim Novo Horizonte, uma “oficina lúdica” para levar o movimento pela conservação deste monumento do século 19 até o extremo oeste da cidade. A atividade ocorre no dia seguinte à palestra técnica do projeto, às 14h da sexta-feira (23), na Biblioteca Municipal Nelson Foot.

O trabalho conta com o apoio de tendas para que as atividades possam ser realizadas em pleno verão. As crianças vão encontrar uma série de tijolos cenográficos usados para a montagem de um arco (desde os tempos antigos até atuais) e aprendizado sobre técnicas de tijolo-e-meio ou meio-tijolo, enquanto os adultos podem ter dicas sobre a prensagem tradicional usada há mais de cem anos.

O local da atividade vai ser na altura do número 2.210 da Estrada Municipal do Varjão, perto da quadra esportiva.

Palestra com especialista
A palestra da sexta-feira (23) do projeto Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta ocorre com o principal especialista envolvido nesse trabalho, o restaurador Toninho Sarasá. Entre os assuntos a serem abordados estão casos como a descoberta de ruínas coloniais de um moinho durante um trabalho em Santana do Parnaíba ou a análise de “múmias” enterradas no Museu de Arte Sacra, na capital.

“Também vamos falar desse conceito de zeladoria, que é o empoderamento da comunidade no sentido de reconhecer quais são os bens de importância social que merecem ser conservados”, afirma.

O projeto da Prefeitura de Jundiaí, iniciado no segundo semestre de 2014, visa tanto os trabalhos de conservação desse monumento da década de 1880 como o envolvimento dos moradores da cidade, inclusive técnicos de órgãos públicos e estudantes de áreas como arquitetura ou história, na concepção de zelar pelo patrimônio coletivo.

A palestra começa às 14h na Biblioteca Municipal e envolve também a possibilidade de gravação de depoimentos sobre a Ponte Torta por parte dos interessados. Também está marcada outra palestra no mesmo local, para o dia 30 de janeiro, com o diretor do Museu Histórico e Cultural, Jean Camoleze.

Projeto coletivo
As oficinas lúdicas realizadas com a carreta, diferentemente das palestras, são itinerantes. O próximo local desse tipo de atividade será a Festa da Uva de Jundiaí no sábado (30), das 15h às 19h, e domingo (1), das 12h às 18h.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.