Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

7/12/2016 - Jundiaí - SP

Faculdade de Medicina de Jundiaí vai receber certificação do Sistema de Escolas Médicas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), por meio do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Brasil (Saeme), concederão ao curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) a certificação (selo) de Escola Médica Acreditada. A coordenadora do curso médico, Monica Lipay, participará da entrega da certificação do processo de acreditação Saeme em cerimônia solene durante a Sessão Plenária do Conselho Federal de Medicina, nesta quarta-feira (7), em Brasília.

Para o diretor da FMJ, Edmir Américo Lourenço, essa certificação é resultado de um esforço coletivo que reflete a qualidade do curso e o empenho de professores, alunos e funcionários. “Recebemos a notícia com muita honra e uma grande satisfação”, disse.

Uma comissão do Saeme esteve na FMJ com o objetivo de reconhecer formalmente a qualidade dos serviços prestados pela Instituição. Para ser avaliada, a própria Faculdade solicitou ao Saeme uma visita, que foi realizada por uma equipe multidisplinar de Instituições Federais. Os representantes da FMJ preencheram um extenso questionário e acompanharam os vistoriadores durante as visitas técnicas de quatro dias, de 17 a 20 de maio de 2016.

Trata-se de um modelo implementado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) que avalia profunda e detalhadamente os cursos de Medicina (públicos e privados) para identificar as exigências e condições ideais para a formação dos futuros profissionais. Numa primeira etapa, iniciada em outubro de 2015, 31 cursos públicos e privados de todo Brasil foram avaliados.

A acreditação é o reconhecimento formal da qualidade de serviços oferecidos por uma instituição, embasado em avaliação padronizada por um órgão independente, como é o caso do Saeme, comprovando que o curso atende a requisitos previamente definidos e que tem competência para realizar seu papel social de formação adequada e competente de profissionais que atuarão diretamente no mercado de trabalho, de modo eficaz e seguro.

FMJ
A faculdade conta com 28 docentes, sendo que 82% têm a titulação de livre docente, doutor ou mestre; 444 alunos matriculados em 2016; 2510 médicos graduados e 42 turmas e 47 anos de experiência.

A graduação de Medicina da FMJ conta com campos de estágio/internato no Ambulatório de Especialidades, Hospital UniversitárioHospital São Vicente de Paulo, Hospital Regional e Hospital Geral de Taipas. O HU é referência para toda a região na área materno-infantil por oferecer atendimento médico de excelência, além de servir de espaço de prática e pesquisa para os estudantes do curso.

O curso de Medicina utiliza uma metodologia inovadora, com currículo moderno e estruturado que atende as novas diretrizes curriculares do MEC. Parcerias com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Prefeitura Municipal de Jundiaí e prefeituras do interior do Estado consolidam e contribuem para a formação de um médico completo e íntegro.

A FMJ também foi avaliada no Enade de 2013 e recebeu nota 4 (conceito máximo 5) no conceito instituição (IGC) e curso (CPC). Além disso, a FMJ está entre as escolas médicas com melhor desempenho no exame do Cremesp 2015. Para a vice-diretora da FMJ, Celia Campanaro, estas avaliações colocam a FMJ entre as melhores escolas do país. “Trabalhamos de maneira atualizada com foco na qualidade do ensino”, acrescenta.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.