Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

17/10/2016 - Jundiaí - SP

Feira Orgânica lembra neste domingo (16) o Dia Mundial da Alimentação




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Feira Orgânica semanal na praça da esquina das avenidas Nove de Julho e Luiz Latorre vai lembrar neste domingo (16), das 7h às 12h, o Dia Mundial da Alimentação.

A feira, que é parte da rede de abastecimento da Prefeitura, é realizada por agricultores vinculados à OCS Jundiaí Orgânicos. A entidade inclui também apoiadores do tema, consumidores e mesmo produtores agroecológicos de outras iniciativas e todos os interessados podem participar de visitas técnicas aos cultivos com um “check list” de critérios recomendados pelo Ministério da Agricultura.

A data, por outro lado, é comemorada mundialmente todos os anos, no dia 16 de outubro, desde a década de 1960 com o objetivo de estimular a reflexão sobre aspectos como a participação de toda a humanidade no combate à fome e no acesso a uma alimentação saudável para as pessoas e para o ambiente.

Além das verduras e hortaliças produzidas de maneira agroecológica, a feira em Jundiaí apresenta também derivados como pães, geleias e até mesmo, esporadicamente, plantas comestíveis não-convencionais ou flores comestíveis (tema de outros eventos relativos à data na cidade feitos por outras instituições como o Sesc).

De acordo com a Organização Mundial da Alimentação (FAO), criada em 1945 pelas Nações Unidas, o tema principal deste ano é “o clima está mudando. A alimentação e a agricultura também”.

Com estimativa de 9 bilhões de habitantes no mundo em 2050, o desafio divulgado pela FAO é aumentar a produção de alimentos (não pelas monoculturas) enquanto os pequenos agricultores familiares (que produzem a maior parte dos alimentos consumidos) estarão entre os mais afetados pelas altas temperaturas, secas e desastres meteorológicos relacionados com as mudanças climáticas.

A feira acontece normalmente neste domingo (16) na praça Monsenhor Arthur Ricci, que abriga essa edição semanal da feira, que, aos sábados, é realizada no Jardim Botânico.

Extras
Além da feira normal, a praça também deve receber nesse dia intervenções colaborativas e autônomas de outros grupos locais como o AlimentAÇÃO (ingredientes orgânicos), Compostando Ideias (multiplicação de minhocários e reciclagem de comida) e Multiplica, Cultivando a Sabedoria da Terra (sementes crioulas e mudas para troca).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.