Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

30/1/2017 - Jundiaí - SP

Festa da Uva proporciona encontro de gerações




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Um encontro de gerações distintas que se reúnem para comemorar, dançar, comprar vinhos e frutas, aprender sobre história e sobre a produção agrícola, que durante anos foi um dos pilares da economia jundiaiense: essa tem sido uma das marcas da 34ª edição da Festa da Uva e 5ª Expo Vinhos, que chega ao seu segundo fim de semana com excelente público.

Com 88 anos de idade, a aposentada Maria Eugênia Amorim – uma portuguesa radicada no Rio de Janeiro – veio a Jundiaí pela primeira vez este ano para conhecer a festa. Ela integra uma excursão que saiu da capital fluminense na sexta-feira (27) e fica até domingo (29). “A festa é linda. Estou adorando as apresentações musicais e também estou muito feliz por ter conseguido comprar figos de boa qualidade. Eu adoro figo e tenho dificuldade de encontrar no Rio”, disse.

Maria Eugênia trouxe o marido, o também aposentado Virgínio Lopes, que também se surpreendeu positivamente com a organização do evento. “A infraestrutura é excelente. O pessoal da organização é atencioso e o espaço muito bem arrumado”, elogiou.

Já a auxiliar de educação Adriele Cristina Souza, de 31 anos, marca presença na festa pela terceira vez. Ela veio de Sorocaba com o noivo e fez questão de participar novamente da Pisa da Uva, uma das cerimônias mais tradicionais do evento. “Eu experimentei ano passado, gostei e quis fazer de novo este ano. É uma sensação muito gostosa e uma boa forma de homenagear os produtores”, afirmou.

O público também se destaca pelo grande número de jovens. A estudante Luiza dos Reis Barboli, de 12 anos, veio de São Paulo acompanhada dos pais para conhecer um pouco da história da família. “Gostei muito da Pisa da Uva e da apresentação dos grupos musicais. A variedade de comidas típicas também é muito boa”, disse.

Um dos eventos mais concorridos, a cerimônia da Pisa da Uva contou com a participação de dezenas de visitantes. Antes do tradicional momento que reproduz um dos passos da produção de vinho, o Grupo Folklorístico Stella Bianco fez uma apresentação especial de dança em homenagem ao Circolo Italiano de Jundiaí.

O presidente da entidade, Vittorio Mario Scappini, recebeu uma cesta comemorativa das mãos da rainha da uva, a agente de desenvolvimento Ana Paula Andrade dos Santos. Ele também foi homenageado em um texto escrito pelo gestor de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

O gestor destacou a importância da imigração italiana para a formação de Jundiaí e os reflexos da cultura do país europeu, “que permanecem até hoje enraizados no comportamento dos jundiaienses e, claro, também refletiu na produção rural da cidade”.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.