Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

29/10/2014 - Jundiaí - SP

Fumas e IAB promovem Fórum de Habitação




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), promove o 1º Fórum de Habitação de Interesse Social. O evento será realizado na próxima sexta-feira (31), na Universidade Paulista (Unip), com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A expectativa é de receber 250 convidados, entre estudantes, arquitetos e engenheiros de Jundiaí e todas os municípios que integram o AUJ. Para participar, basta doar um quilo de alimento não perecível. O montante arrecadado será doado à Casa Transitória.

A recepção e credenciamento será a partir das 8h. A abertura da primeira mesa, sob coordenação da arquiteta e urbanista Larissa Carbone, será às 8h30, com a presença do prefeito Pedro Bigardi; da presidente do IAB Jundiaí, Rosana Ferrari; do superintende da Fumas, Rodrigo Mendes Pereira; e do superintendente regional da Caixa, Henrique Parra Parra.

Na sequência, às 9h45, um coffe break está programado. A segunda mesa está marcada para 10h, com a discussão sobre a lei 11.888, de 2008, sob o tema ‘Assistência técnica: os desafios do arquiteto no contexto da questão urbana no Brasil e na produção de habitação de interesse social, como arquitetura de qualidade’.

A mediadora será Alexandra Mattos e a discussão contará com três palestrantes, que são arquitetos e urbanistas: Claudia Pires, de Minas Gerais; Luiz Fernando de Almeida Freitas, do Rio de Janeiro; e João Withaker, de São Paulo.

A lei assegura o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica gratuita para o projeto e a construção da habitação de interesse social, com direito à moradia digna. A assessora de habitação da Fumas, Tatiana Reis Pimenta, comenta que, apesar de a Fundação ter o Programa de Planta e Interesse Social, há a intenção de estender o programa para que profissionais de Jundiaí possam atuar junto ao público formado pelas famílias de baixa renda.

“A Lei 11.888, que será discutida, permite que profissionais do município ajudem no processo de urbanização”, comentou.

Para que essa colaboração seja possível, já estão em estudo pelo departamento jurídico da Fumas convênios com o IAB e Associação dos Engenheiros de Jundiaí.

Tatiana explica ainda que a escolha do local do evento não foi por acaso. “A Unip tem estudantes de arquitetura, que podem participar do Fórum e se interessar pelo tema. Poder despertar o interesse desses alunos na habitação e interesse social, que é uma área carente de profissionais, para nós é muito importante.”

A Unip fica na avenida Armando Giassetti, 577, Vila Hortolândia, Trevo Itu-Itatiba. A previsão é de que o evento seja encerrado às 13h.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.