Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

24/6/2016 - Jundiaí - SP

Gestão de Resíduos é apresentada em Congresso de Municípios




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O modelo de gestão de resíduos sólidos aplicado em Jundiaí foi apresentado pelo secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, nesta quinta-feira (23), no Congresso Brasileiro de Municípios (CBM), em Sorocaba. O evento reuniu gestores públicos, prefeitos, secretários e dirigentes municipais. “Essa é uma oportunidade para trocar conhecimento e ampliar a rede de cooperação. Aprendemos muito e colocamos o município à disposição das outras cidades”, disse Aguinaldo.

Durante a apresentação, o secretário falou dos desafios para se aplicar a Política Nacional de Resíduos em Jundiaí e destacou o projeto INopa, uma parceria da Prefeitura com a Universidade alemã de Braunschweig, PUC Rio, Creed, DBFZ, GIZ, DAAD e Capes.

“Nosso maior desafio era envolver a sociedade, academia, indústrias. Além disso, compreender que tipo de resíduo é gerado na cidade, quais as melhores alternativas para tratamento, produtos gerados e mercado consumidor do subproduto.”

Segundo Aguinaldo, houve a formação da equipe técnica da secretaria, análise qualitativa e quantitativa de grandes geradores, planejamento e implementação do laboratório científico, caracterização dos resíduos domésticos e definição de rotas tecnológicas, além da promoção de plantas piloto das técnicas de secagem e compostagem.

Ele lembrou que o município se preocupou em espalhar o que aprendeu. Por conta disso, foram promovidos vários congressosseminários, debates e workshops sobre a experiência de Jundiaí. Além disso, acordos de cooperação foram firmados com diversos municípios, entre eles Votuporanga (SP), Ubatuba (SP), Florianópolis (SC), Paulista (PE), Petrolina (PE), Lüneberg (Alemanha), entre outros.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.