Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

13/5/2016 - Jundiaí - SP

Grupo de WhatsApp é aliado no combate a incêndios na Serra do Japi




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O grupo que participou do curso básico de prevenção e combate a incêndios, na manhã desta quinta-feira (12), na sede da Fazenda Ermida, no Eloy Chaves, vai ter aliados de peso para o monitoramento de focos na Serra do Japi e arredores: a tecnologia e o serviço de mensagens instantâneas e chamada de voz para smartphones oferecidas pelo aplicativo WhatsApp.

Representantes de fazendas, sítios, de moradores próximos à reserva ambiental, da Guarda Municipal, Defesa Civil, CetesbAutoBAn, secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e Serviços Públicos, vão estar interligados via celular. “É uma iniciativa que dá muito certo em outros segmentos e acredito que vai funcionar muito bem no caso de incêndios na região da Serra do Japi”, destaca a coordenadora orçamentaria da Defesa Civil, Juliana Mazzei.

“Em caso de qualquer evidência, constatação de fumaça ou fogo, os integrantes do grupo vão saber rapidamente e de forma simultânea o ocorrido e vão poder tomar as providências”, diz o comandante da Guarda, José Carlos Ferraz.

Ferraz ainda destacou o sistema de monitoramento por meio de câmeras instaladas na base da Serra do Japi como outro item importante para varrer as matas em busca de incêndios. “Vamos ainda reforçar o sistema com mais uma câmera, o que vai nos ajudar ainda mais”, destaca.

Outro serviço importante é a parceria com a escola de pilotos de avião de helicóptero, baseadas no Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro. “Caso alunos e pilotos observem incêndio durante o voo, vão relatar com a torre, que vai avisar GM, Defesa Civil, Corpo de Bombeiro e qualquer outro departamento ligado ao combate a incêndios florestais”, diz José Cássio Catossi, assessor ligado à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.