Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

30/4/2015 - Jundiaí - SP

Idosos são destaque no evento ‘Chá com os Avós’




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Mais de 200 moradores participaram de homenagem no evento “Chá com os Avós”, organizado nesta quarta-feira (29), no Jardim Santa Adélia, pela Escola Municipal Dina Rosete Zandona Cunningham. O evento foi realizado numa parceria entre a Secretaria de Educação, a Coordenadoria do Idoso e a Guarda Municipal.

A titular da Coordenadoria, Cláudia Sartori, distribuiu cópias resumidas do Estatuto do Idoso e lembrou que os tempos atuais reforçam a necessidade do direito de cada um envelhecer de acordo com a personalidade.

“Os direitos também vão sendo atualizados. A família antiga, de oito ou 12 irmãos, deu lugar a outra de três ou quatro e hoje é de um ou dois. Temos que pensar até mesmo nas instituições de longa permanência como realidade cada vez mais comum no futuro”, comentou.

Já o subinspetor Dênis, da GM, abordou de forma bastante descontraída as questões como o excesso da confiança prestada muitas vezes a desconhecidos, a importância de se conhecer um vizinho para os momentos de viagem ou ausência da casa e até mesmo a campanha de trocar esmolas pelo apoio a entidades sociais da cidade, realizada por instituições da sociedade civil.

“É importante que se lembrem sempre do número de emergência da Guarda Municipal, o 153. Com esse acesso podemos ajudar a acionar outras forças com os bombeiros ou os policiais quando for o caso”, afirmou aos presentes.

Depois das palestras, as crianças realizaram uma encenação especial para os avós e avôs, seguida de uma confraternização com bolo.

Para a diretora da escola, Alessandra Azzoni, a experiência criada na conversa pedagógica e apoiada pela coordenadoria e pela Guarda Municipal mostrou-se como um momento especial para o cotidiano tanto das crianças quanto das famílias.

“A maioria delas, entre três a cinco anos, já permanece com os avós em alguma parte do dia. O que estamos fazendo é valorizar ainda mais essa relação”, afirmou.

Educação e memória 
O conhecimento acumulado pelos idosos é considerado como uma das formas de informação, muitas vezes única, sobre aspectos das mudanças da paisagem, da vida e até do meio ambiente.

Embora a era digital tenha mudado uma parte da transmissão de conhecimentos práticos, esse acervo vivo e geralmente oral continua sendo um dos suportes da informação ao lado da escrita, da eletrônica e do audiovisual.

De acordo com a Coordenadoria do Idoso, experiências como a da Emeb, do projeto Ponte Torta ou daArgos devem inspirar uma abordagem de valorização do tema na Semana do Idoso 2015, no mês de setembro.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.