10/9/2014 - Jundiaí - SP

Arborização Urbana é tema de encontro em Jundiaí

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A chegada da primavera motivou a realização de um seminário com especialistas de arborização urbana pela Prefeitura de Jundiaí no dia 25 de setembro (quinta-feira), voltado para os técnicos de órgãos públicos e de empresas terceirizadas do setor. Os palestrantes são o engenheiro agrônomo Marcelo Crestana e a médica especializada em patologia pulmonar Thaís Mauad.

“É um tema importantíssimo e está envolvendo o apoio de diversos setores”, afirmou o diretor do Jardim Botânico, Renato Steck. A instituição, ligada à Secretaria de Serviços Públicos, é parceira do Departamento de Parques e Jardins (Dipaj) ao lado da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), que mantém o viveiro municipal e também o Centro de Engenharia Agrícola (do Instituto Agronômico), com a DAE e outros.

A parte da manhã vai ser destinada ao trabalho com o agrônomo Marcelo Crestana, um dos pioneiros no estudo da arborização urbana no antigo Centro de Assistência Técnica (CATI) da Secretaria Estadual de Agricultura, e a parte da tarde vai ser liderada pela médica Thaís Mauad, ligada à Universidade de São Paulo (USP), que integra o comitê internacional para nova definição de asma grave e disseminadora de cursos sobre o papel da arborização urbana para a saúde pública e a qualidade de vida.

Embora sem um censo definitivo, a zona urbana de Jundiaí tem uma estimativa de mais de 150 mil árvores (sem incluir a zona rural ou a área tombada da Serra do Japi), mas ainda com distribuição irregular.

A comissão organizadora do evento conta com o Diretor de Parques e Jardins, Fabiano Oliveira, com o engenheiro Tiago Ponto Pires e com a agrônoma Ana Teresinha Maranha Peche, do Jardim Botânico e Unidam.

Além dos técnicos do setor nas cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), outros interessados podem se inscrever para vagas remanescentes pelo telefone (11) 4582 2468.