24/8/2015 - Jundiaí - SP

Casa das Letras e Artes abre as portas à cultura da cidade

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Emoção e alegria marcaram a cerimônia da “Casa das Letras e Artes”, novo espaço inaugurado pelo prefeito Pedro Bigardi, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi, neste sábado (22). A manhã foi tomada por apresentações culturais, com música, poesia e contação de história.

O local, alugado na região central (rua Rangel Pestana), passou por reformas de infraestrutura para melhor atender seus futuros moradores: Academia Jundiaiense de Letras, Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas, Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí, Grêmio Cultural Professor Pedro Fávaro e a Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística.

A nova casa foi idealizada pela Prefeitura de Jundiaí por meio Secretaria de Cultura e é uma reivindicação antiga das associações literárias da cidade. “Esperamos que este espaço possa atender as academias e entidades que precisam de um lugar de qualidade para trabalhar. Além da apresentação dos excelentes artistas locais, temos certeza de que a casa vai inspirar novos talentos”, comemora o prefeito.

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, vibrou com a iniciativa. “Essa plataforma amplia as ações de incentivo cultural na cidade. É mais uma demonstração do compromisso do governo com a transformação da sociedade por meio da cultura”, disse.

Representando a Câmara Municipal de Jundiaí, o vereador Paulo Malerba afirmou que a cidade vive um momento de efervescência cultural. “Acompanho o esforço do prefeito Pedro Bigardi em levar cultura à toda população jundiaiense.”

A Casa
Toda estrutura conta com auditório para 62 pessoas, biblioteca com obras publicadas pelas instituições, local para encontros, reuniões e cursos, sala de arquivo e um ambiente administrativo, além de um espaço para apresentações performáticas.

O presidente da Academia de Letras Jundiaiense, João Carlos Martinelli, falou sobre a importância da ‘Casa’ às associações. “Um belo espaço para divulgar os escritores e artistas jundiaienses. Agradeço o engajamento de todos que participaram da idealização.”

Também estiveram presentes a presidente da Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas, Simone Zanotello; o presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí, Marco Antônio Scarelli; o presidente do Grêmio Cultural Professor André Fávaro, André Minutti; a representante da Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística, Silvia Pozzi Loverso; e a presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí, Neizy Cardoso.

Também marcaram presença o vice-prefeito, Durval Orlato; o chefe de Gabinete, Alan Picollo; a secretaria de Recursos Humanos, Mary Fornari Marinho; a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti; o diretor-presidente da Escola de Governo, Marcelo Lo Monaco; o assessor especial do Gabinete do Prefeito para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino; o assessor especial de apoio a gestão e projetos, Wagner Soares, e ainda o vereador Leandro Palmarini.