12/9/2014 - Jundiaí - SP

Coletivo de Trabalhadores da Saúde Mental faz primeira reunião

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Cerca de 50 profissionais da área da saúde mental da rede municipal se reuniram na tarde desta quinta-feira (11), no auditório do Fundo Social de Solidariedade (Funss), para a primeira reunião do Coletivo de Trabalhadores. A ideia do grupo é discutir e pensar em conjunto os temas envolvendo a área com objetivo de melhorar o atendimento à população.

A ideia de formar o grupo surgiu durante o Fórum de Saúde Mental, realizado em maio deste ano. “Formamos uma comissão e fizemos a proposta para a coordenação de saúde mental. Chamamos de Coletivo porque é uma organização diferenciada. Não temos hierarquia, é um grupo horizontal”, explica o psicólogo Antônio Messias Gama Rospendowiski, um dos integrantes da comissão.

Participam do Coletivo médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, pessoal da enfermagem e assistência social que trabalham na saúde mental.

De acordo com Antônio, as reuniões devem ser realizadas a cada três meses. “Queremos integrar todos os serviços da saúde mental. Com isso, podemos trabalhar e pensar em rede”, destaca o psicólogo.

Ele exemplifica que há casos na rede de pessoas que passam de um serviço para outro. “A ideia é melhorar esse fluxo da rede, trocando experiências, discutindo casos emblemáticos.”

A rede de saúde mental do município conta hoje com o Ambulatório de Saúde Mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto e Infantil, o Centro Especializado em Álcool e Drogas (CEAD), as equipes itinerantes chamadas de Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF) e o Consultório de Rua.