17/8/2015 - Jundiaí - SP

Dia D abre temporada de vacinação contra pólio

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A rede básica de saúde da Prefeitura de Jundiaí realizou, neste sábado (15), a abertura da nova edição da Campanha de Vacinação Contra a Poliomelite com a meta de imunizar 95% das crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos de idade, com população estimada em 21.488 crianças. A partir desse lançamento, a campanha segue de forma permanente até 31 de agosto nos horários de funcionamento de cada unidade, de segunda a sexta-feira.

“Percebemos um interesse bastante forte desde o começo da manhã, com bom movimento de famílias trazendo suas crianças”, afirmou a gerente da UBS Hortolândia, a assistente social Simone Aparecida da Silva. Toda a rede de 37 unidades básicas ou de saúde da família funcionou em horário especial para o evento, organizado pela Secretaria de Saúde em convergência com o esforço nacional.

O casal Ana Nunes e Bruno Roncoleta afirmou que a meta de manter o Brasil livre da poliomelite deve ser alcançada. “Os pais estão mais conscientes e a informação está bastante intensa”, comentou Ana enquanto sua filha, a pequena Clara, brincava com o ambiente.

Um dos motivos, no caso dessa unidade da Vila Hortolândia, era a presença do personagem Zé Gotinha e de atividades como pintura corporal, levadas por jovens voluntários do Interact, grupo ligado ao Rotary Club para estimular ações de solidariedade. “Temos até alguns estudantes de intercâmbio da Itália e do México nos ajudando aqui”, contou a estudante Stephanie Magalhães.

Na visita a alguma das 37 unidades de saúde, os pais também são lembrados sobre a caderneta de vacinação para crianças até 5 anos, como as vacinas contra difteria, tétanos e coqueluche. E podem atualizar isso na mesma visita. A poliomelite está erradicada no Brasil desde 1989.