24/6/2016 - Jundiaí - SP

Gestão de Resíduos é apresentada em Congresso de Municípios

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O modelo de gestão de resíduos sólidos aplicado em Jundiaí foi apresentado pelo secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, nesta quinta-feira (23), no Congresso Brasileiro de Municípios (CBM), em Sorocaba. O evento reuniu gestores públicos, prefeitos, secretários e dirigentes municipais. “Essa é uma oportunidade para trocar conhecimento e ampliar a rede de cooperação. Aprendemos muito e colocamos o município à disposição das outras cidades”, disse Aguinaldo.

Durante a apresentação, o secretário falou dos desafios para se aplicar a Política Nacional de Resíduos em Jundiaí e destacou o projeto INopa, uma parceria da Prefeitura com a Universidade alemã de Braunschweig, PUC Rio, Creed, DBFZ, GIZ, DAAD e Capes.

“Nosso maior desafio era envolver a sociedade, academia, indústrias. Além disso, compreender que tipo de resíduo é gerado na cidade, quais as melhores alternativas para tratamento, produtos gerados e mercado consumidor do subproduto.”

Segundo Aguinaldo, houve a formação da equipe técnica da secretaria, análise qualitativa e quantitativa de grandes geradores, planejamento e implementação do laboratório científico, caracterização dos resíduos domésticos e definição de rotas tecnológicas, além da promoção de plantas piloto das técnicas de secagem e compostagem.

Ele lembrou que o município se preocupou em espalhar o que aprendeu. Por conta disso, foram promovidos vários congressosseminários, debates e workshops sobre a experiência de Jundiaí. Além disso, acordos de cooperação foram firmados com diversos municípios, entre eles Votuporanga (SP), Ubatuba (SP), Florianópolis (SC), Paulista (PE), Petrolina (PE), Lüneberg (Alemanha), entre outros.