23/7/2014 - Jundiaí - SP

Nova técnica de parto será mostrada em Jundiaí

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Jundiaí

Uma das atrações do 5º Simpósio Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, que ocorre de 2 a 3 de agosto em evento paralelo do 2º Congresso Integrado de Saúde da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), é o chamado “Dispositivo Odon” para partos de alto risco, que vai ser mostrado por especialistas argentinos no evento.

A técnica, surgida a partir da proposta de um mecânico chamado Jorge Odon de adaptar a remoção de uma rolha de dentro de uma garrafa de vinho inflando um saco plástico, foi aplicada aos partos mais complexos. A ideia foi testada e acabou auxiliando concretamente o nascimento da criança, podendo salvar muitas vidas nos partos de alto risco.

O trabalho será apresentado com palestra e demonstração técnica na manhã do sábado (2) pelos médicos investigadores do Centro de Educación Médica e Investigaciones Clínicas (Cemic), Javier Schvartzman e Hugo Krupittzki, ambos de Buenos Aires.

De acordo com a divulgação internacional, o dispositivo tem o apoio de profissionais da Organização Mundial de Saúde (OMS) e conquistou prêmios da Agência de Deseanvolvimento Internacional dos Estados Unidos (Usaid) e também da agência Grand Challenges, do Canadá.

Outros temas que estarão presentes, como a diminuição da libido pós-menopausa, a inovação de fios cirúrgicos e novas indicações para o dispositivo intrauterino (DIU) de levonorgestrel, entre outros.

Entre diversas outras parcerias, a FMJ trabalha diretamente com a Secretaria de Saúde no Hospital Universitário, principal referência de obstetrícia e pediatria em toda a região de Jundiaí.