28/7/2014 - Jundiaí - SP

Oficina ensina jovens do São Camilo a fazer um curta

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Jovens do Jardim São Camilo participaram, neste sábado (26), da primeira aula da oficina de audiovisual “Como se Faz”, que continua neste domingo (27), no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro. A atividade faz parte das ações culturais desenvolvidas pela Diretoria de Ação Comunitária, da Secretaria de Cultura.

Durante dois dias, os participantes aprendem a produzir um curta-metragem, que depois de pronto poderá ser usado como portifólio profissional. “A proposta da oficina é que as comunidades tenham acesso à produção audiovisual. A atividade é uma introdução ao tema, com conteúdo teórico e prático”, explica o produtor Bruno Campello.

O processo inclui criação de um roteiro proposto pelos participantes, captação de imagens, manuseio de equipamentos, montagem e edição.

O interesse pela linguagem audiovisual levou o estudante Gustavo de Lima, de 16 anos, a fazer a oficina. “Gosto muito de filmes e documentários e quando soube da oficina resolvi fazer. É legal esta oportunidade que a Secretaria de Cultura oferece à comunidade de adquirir novos conhecimentos”.

A iniciativa é promovida pelas empresas 3S Projetos, Oito Produção e S.A Criativa por meio do Programa de Ação Cultural (ProAc). A diretora de Ação Comunitária, Eliane Silva Pinto, explica que a escolha do Jardim São Camilo para realização do curso levou em conta o interesse da comunidade pelo tema. “Muitos deles já fazem um trabalho de resgate de memórias entre os moradores do bairro”, explica.