1/9/2014 - Jundiaí - SP

Prefeito acompanha mutirão de castração

da assessoria

Na manhã deste sábado (30), o prefeito Pedro Bigardi, acompanhado da primeira-dama, Margarete Bigardi e da filha, Patrícia Bigardi, acompanhou o mutirão de castração no Jardim Santa Gertrudes, realizado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria do Bem Estar Animal (Cobema).

A proteção aos animais faz parte do Programa de Metas da Prefeitura, criado pelo chefe do Executivo. “Além dos mutirões que estão sendo realizados, é importante o trabalho de educação e orientação do Cobema, para evitar maus tratos e abandono de animais”, frisa Bigardi. Além das ações, a Prefeitura contratou dois novos veterinários para ampliar o trabalho da equipe da coordenadoria.

No mutirão, que acontece no sábado e domingo (30 e 31), serão castrados 400 animais entre gatos e cachorros. Além disso, outra tecnologia está sendo investida pela Prefeitura, a microchipagem. “O chip inserido no animal possibilita a identificação do dono, inibindo o número de abandonos. Em 2015 vamos intensificar o trabalho nessa área, avançando na estrutura física e material do Cobema. Um novo local já está em estudo, para que esse excelente trabalho seja ampliado”, completa o prefeito.

A coordenadora do Cobema, Alessandra Benedetti Ferreira, ressalta que além dos mutirões espalhados pela cidade, existe o trabalho permanente da coordenadoria. “O dono do animal pode fazer uma solicitação pelo 156 e com o número do protocolo entrar em contato para que a equipe vá até o bairro castrar”.

O principal objetivo da castração é o controle populacional de cães e gatos, além de inibir doenças e fugas do animal. Com o reforço de uma prestadora de serviços, a equipe de 9 veterinários e 12 ajudantes realiza cerca de 20 castrações por hora.

Após recuperar 19 gatos que seriam abandonados, Dona Maria Gouvêa os acolheu e cadastrou para a operação. “Eu sou apaixonada por animais, mas já são muitos e não posso deixar que se reproduzam. Aproveitei a oportunidade da Prefeitura e trouxe todos”.

A novidade nesse mutirão é que os donos que estiverem esperando a cirurgia do animal, que dura cerca de uma hora, poderão acompanhar um vídeo educacional sobre orientações de como cuidar nos animais e guarda responsável.