8/7/2015 - Jundiaí - SP

Prefeito e diretores da Varian fazem primeira reunião

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O prefeito Pedro Bigardi e o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, participaram nesta terça-feira (7) da primeira reunião de trabalho com os diretores da empresa norte-americana Varian Medical Systems, que vai instalar uma fábrica para soluções de radioterapia em Jundiaí. O encontro foi no escritório da empresa no Brasil, em São Paulo.

Esta será a primeira fábrica do setor na América Latina. O anúncio foi feito na semana passada pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e faz parte de um acordo entre o Ministério e a empresa como parte da compensação tecnológica prevista no processo de compra de 80 aparelhos de radioterapia para ampliação da rede pública de atendimento no Brasil.

Participaram da reunião o presidente da empresa no Brasil, Humberto Izidoro, o vice-presidente, Robert Wood, o diretor sênior de produção, Doug Haines, e o responsável pela construção, Yuki Yamahata. O prefeito esclareceu algumas dúvidas dos americanos, principalmente sobre a infraestrutura da cidade e da região do Distrito Industrial, onde a fábrica será construída.

De acordo com os diretores da Varian, a previsão é de que a construção comece entre o fim deste ano e início do ano que vem. E a fábrica inicie suas atividades até 2018.

Os diretores da empresa destacaram que além da produção dos aceleradores lineares, utilizados para a realização de radioterapia no tratamento de câncer, a ideia é de que a fábrica também desenvolva soluções tecnológicas específicas que auxiliam na programação das sessões, entre outros processos.

Além disso, a empresa montará um centro de treinamento, que deve ser referência no País. “A estimativa é de que a fábrica receba até mil pessoas para treinamento por ano”, destacou Izidoro.

O prefeito Pedro Bigardi reiterou as vantagens da cidade, como a localização privilegiada, a proximidade a grandes centros, como São Paulo e Campinas, a facilidade de acesso principalmente por conta das rodovias e do aeroporto, a mão de obra qualificada, além das universidades. “Também estamos em processo de instalação o Parque Tecnológico, que poderá auxiliar a empresa. Podemos estudar parcerias”, destacou.

O vice-presidente da empresa, que tem sede em Palo Alto, na Califórnia (EUA), ficou satisfeito com as informações. “Estamos muito felizes e tenho certeza que este é o início de uma longa parceria”, disse Robert Wood.

Nas próximas semanas será realizado um novo encontro técnico, desta vez em Jundiaí, para dar continuidade ao processo de instalação da fábrica.