23/11/2016 - Jundiaí - SP

Prefeito vistoria intervenções no Complexo Fepasa

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Em visita técnica ao Complexo Fepasa nesta terça-feira (22), o prefeito Pedro Bigardi acompanhou as intervenções que estão sendo feitas no local, como a remoção das telhas originais da antiga oficina das locomotivas e troca do telhado, calhas e condutores do bloco administrativo. As ações fazem parte da etapa de ‘salvaguarda’, termo técnico usado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que orienta as prioridades no conjunto que integra o patrimônio nacional.

Bigardi destacou que a troca dos telhados marca o início do projeto de recuperação do Complexo Fepasa, elaborado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que prevê espaços culturais como cinema, teatro, salas de ensaio e restaurante. “É uma área de importância histórica para Jundiaí e esta primeira obra de troca dos telhados e drenagem das calhas visa a proteção deste patrimônio histórico e cultural.”

A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, explica que esta etapa de ‘salvaguarda’ visa a manutenção do local. “São ações mais urgentes, apontadas pelo Iphan, e representam o início do Plano de Ocupação das Oficinas da Companhia Paulista, que consta no Plano Diretor e prevê um novo uso para os galpões, voltado a atividades culturais.”

Originários da década de 1870, os telhados das áreas de oficinas de locomotivas e da área administrativa foram apontados como prioridades pelo Iphan em função do estado de deterioração.

Esta primeira etapa foi viabilizada por investimento privado de R$ 600 mil, contrapartida de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) de novo empreendimento comercial próximo ao Complexo Fepasa.

O serviço é executado pelo Estúdio Sarasá, responsável pela revitalização do projeto da Ponte Torta, com acompanhamento da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Parte das telhas francesas já foram retiradas da antiga oficina e serão armazenadas para serem recolocadas futuramente. No bloco administrativo, parte do telhado foi retirado e substituído por cobertura metálica.