14/11/2014 - Jundiaí - SP

Projeto sobre prematuridade movimenta o HU

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O setor de ginecologia e obstetrícia do Hospital Universitário (HU), em parceria com a equipe de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, promove na próxima segunda-feira (17) um evento de sensibilização sobre o Dia Internacional da Prematuridade comemorado nesta data.

Para a ocasião está prevista a realização de um café para as gestantes e apresentação do Projeto P5 – Pessário mais progesterona para prevenção do parto pré-termo, estudo que pretende rastrear mulheres sob risco de apresentar trabalho de parto prematuro.

“O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de medir o colo do útero por ultrassom entre 18 e 22 semanas de gestação. As mulheres com colo curto (abaixo de 30 milímetros) receberão medicamento específico e, se necessário, o pessário vaginal (anel de silicone usado para fechar o colo do útero), que funcionará como nova medida na prevenção de prematuridade a ser testada pelo estudo P5”, explica Rodrigo Paupério Soares de Camargo, ginecologista e obstetra.

O Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí, que mantém convênio com a Prefeitura, é um dos 15 centros de referência em obstetrícia no Brasil selecionado para participar do estudo desenvolvido pelaFaculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, financiadas pelo CNPq e pela Fundação Bill e Melinda Gates.

As gestantes interessadas em participar do evento podem se inscrever diretamente no SAC do Hospital Universitário (Praça Rotatória, s/nº, Jardim Messina) ou pelo telefone (11) 4527-5700. O café será realizado a partir das 10h, na sala de aula nº 03, no Hospital Universitário.