2/3/2015 - Jundiaí - SP

Prova de Mountain Bike reúne mais de 300 participantes

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Com um grupo de 300 participantes pedalando entre o Paço Municipal e um circuito campestre que variou de 30 a 45 quilômetros, a Copa FBR de Mountain Bike teve sua abertura neste domingo (1º), em Jundiaí, com a primeira das suas quatro etapas – as outras serão realizadas em Itu, Itupeva e Indaiatuba.

No percurso, foi possível apreciar as margens das represas do rio Jundiaí-Mirim e o antigo horto florestal da Companhia Paulista além, é claro, dos caminhos de terra e árvores que marcam a categoria.

“A Prefeitura de Jundiaí apoia esse evento com diversos de seus setores. É um esporte muito ligado com a saúde e com o ambiente”, comentou Luigi Baggio, assessor da Secretaria de Esportes e Lazer, que representou o secretário Cristiano Lopes e o prefeito Pedro Bigardi na largada.

Entre os participantes, geralmente organizados em grupos ou equipes, um terceiro fator era destacado entre os elementos que atraem pessoas a esse tipo de esporte: a amizade. “Para mim, é uma experiência nova porque nosso grupo de amigos e familiares surgiu voltado para os passeios mesmo. Estou até nervosa”, comentou Juliana Muller, contabilista que criou o grupo Pedalando em Jundiaí, formado por voluntários do pedal, com um primo.

O mesmo perfil era comentado por Kátia Assis, que também promove passeios entre amigos e clientes com a loja de bicicletas mantida por familiares e que tinha na concentração do evento a tenda da Família Kepp’s. “Esses eventos permitem o reencontro ou a formação de novas amizades”, destacou.

Outros grupos relacionados a lojas, como a The Bike, também estavam presentes. Mas os mais voltados para competições eram aqueles oriundos do Jundiaí Clube e agora reunidos no guarda-chuva patrocinado do grupo First Bike. De acordo com Israel Bernardi, um dos veteranos organizadores e incentivadores da equipe, os laços de amizade que surgem no esporte são para a vida toda. “Sem contar os benefícios para a saúde”, destacou.

Todos são unânimes em dizer que, no começo, a prática das pedaladas pode causar alguma dor e desconforto (principalmente se incluir também competição) mas os efeitos são cada vez melhores.

Na prova, um grupo menor partiu na categoria Pró (de profissionais) e outro muito mais numeroso seguiu depois pela categoria Sport (masculino e feminino) na ida e volta pelas estradas entre o Paço e o Corrupira.

O organizador da prova, Fernando Bergamini, explicou que um pequeno atraso na saída dos grupos (às 8h30 e 8h45) ocorreu pelo imprevisto da queda de uma árvore no percurso. “Mas a remoção foi feita rapidamente e o clima ajudou muito, com adesão muito boa de atletas”, afirma.