24/9/2014 - Jundiaí - SP

Semana do Idoso movimenta ações nos bairros

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A programação da 17ª Semana Municipal do Idoso movimentou a manhã desta terça-feira (23) em diversos bairros da cidade. Onze unidades de saúde tiveram atividades e reuniram centenas de pessoas.

No Morada das Vinhas, depois da apresentação emocionante do Coral Fati Anhanguera, que abriu a programação da UBS na segunda-feira (22), a atividade desta terça foi no centro esportivo do bairro. O educador físico Marcelo Moda, da Secretaria de Esportes, reuniu o grupo de idosos para falar sobre a importância da prática de exercícios físicos para garantir um envelhecimento saudável.

“Muitas pessoas acreditam que por causa da idade não podem se exercitar. Mas isso é um mito. Vocês não só podem como devem praticar exercícios físicos. É preciso acabar com o sedentarismo, mas cada um no seu limite”, explicou o educador. Após a palestra, Marcelo ensinou alguns exercícios práticos que podem ser feitos pelos idosos no dia a dia, em casa.

Marcelo também falou sobre os benefícios que a atividade física pode proporcionar. “A atividade ajuda a melhorar vários problemas de saúde, como obesidade, osteoporose, diabetes, hipertensão, estresse, colesterol e até depressão.”

A enfermeira Andreia Valese, uma das organizadoras do evento na UBS Morada das Vinhas, destacou que é o primeiro ano que a unidade participa da Semana do Idoso. “Precisamos trabalhar mais esses grandes eventos nos bairros. Fizemos a Semana do Bebê e foi um sucesso. Agora, programamos atividades todos os dias desta semana para os idosos”, afirmou.

A semana no Morada das Vinhas terá ainda reflexologia, palestras e passeio no Jardim Botânico Tulipas, com aula de lian gong e piquenique.

Chá e ervas
No Jardim das Tulipas, a oficina do sabor e a roda de chá reuniram mais de 50 idosos na manhã desta terça-feira (23). A farmacêutica Ana Cláudia Jordão Rodrigues e a nutricionista Mariana Novaes de Oliveira ensinaram o uso correto de diversas plantas e tiraram muitas dúvidas.

Como as da aposentada Doraci Jesus Pereira Freitas, de 60 anos, moradora do bairro. Diabética, ela contou que recentemente experimentou o chá da folha do feijão andu para diminuir a glicemia. “Ouvi dizer que era bom, daí tomei, mas passei mal. Acho que baixou demais a glicemia.”

A farmacêutica Ana Cláudia alertou que não se deve misturar medicamentos com os chás medicinais. “Não é porque é natural que não vai fazer mal. Há casos que as plantas medicinais podem causar efeito colaterais.”

Os participantes também aprenderam a fazer um tempero natural para usar na comida e o sal temperado. “É a primeira vez que participamos da Semana do Idoso e a comunidade está surpreendendo. Isso mostra a importância desse tipo de evento. Além disso, eles podem se socializar e se divertir”, destacou a enfermeira Roseli Souza Leal, que organizou as atividades ao lado da equipe de agentes comunitárias da UBS. “Vamos encerrar a programação com um grande baile”, adiantou.

Mais atividades
A terça-feira ainda teve passeio no Jardim Botânico (UBS Agapeama), ginástica animada (UBS Anhangabaú), oficina culinária (UBS Caxambú), palestra sobre ansiedade e insônia (UBS Central), reunião do grupo Convivência na Melhor Idade (UBS Eloy Chaves), palestra sobre cuidados em saúde (UBS Novo Horizonte), controle de glicemia e pressão (UBS Pitangueiras), palestra sobre saúde bucal (UBS Tamoio) e bate papo sobre direito dos idosos (UBS Parque Centenário).