30/7/2014 - Jundiaí - SP

Serra do Japi ganha nova trilha de visita no córrego dos Morcegos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente confirmou nesta terça-feira (29) a abertura de um novo circuito de visitação na Reserva Biológica Municipal (Rebio) da Serra do Japi. Trata-se do trecho entre a base ecológica e o córrego dos Morcegos, com 11 quilômetros, ida e volta, e um grau de dificuldade de médio para alto por conta do desnível de 1,1 mil metros para 780 metros de altitude entre os pontos mais alto e mais baixo do circuito.

Com essa medida, as opções aos visitantes sobem para cinco circuitos organizados em 12 trilhas disponíveis e adequados aos mais diversos níveis de dificuldades (baixa, média e alta).

Uma das atrações da nova trilha, de acordo com a equipe técnica de meio ambiente, é a variedade de paisagens que incluem até mesmo uma vista panorâmica da cidade em um “mirante” existente sobre uma pedra de granito. O caminho também atravessa a área de uma antiga pedreira, atualmente retomada pela vegetação natural.

O ponto de saída continua sendo a base ecológica, situada no acesso ao Pico do Mirante, e utiliza parte da trilha da Biquinha antes de formar um contorno pela topografia da região até o retorno pela área do antigo Clube dos Passarinheiros. Todo o trajeto foi analisado e testado por técnicos.

Os monitores credenciados de visitação também tiveram uma capacitação específica para essa trilha e o primeiro grupo de visitantes, inclusive, já está agendado para o próximo domingo (3 de agosto).

Nossa Serra
Além da Trilha da Biquinha (dificuldade baixa), os circuitos na Rebio Serra do Japi incluem o Circuito Base-Mirante (dificuldade média), o Circuito Base-Paraíso (dificuldade média) e o Circuito Base-Jaboticabeiras (dificuldade alta).

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Júnior, as alternativas visam o modelo de educação ambiental. “Estamos implantando as medidas previstas no Plano de Manejo da Rebio Serra do Japi”, afirma sobre as visitas retomadas no ano passado pela Prefeitura de Jundiaí. Ele também prevê que em setembro deve ser anunciada uma nova trilha para visitantes.