10/5/2016 - Jundiaí - SP

Solenidade marca Dia da Bandeira de Jundiaí em Emeb nesta segunda-feira (9)

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Dia da Bandeira de Jundiaí, celebrado nesta segunda-feira (9), foi comemorado com uma solenidade na Emeb Dr. José Romeiro Pereira (Geva). O evento contou com a presença do prefeito Pedro Bigardi e de autoridades civis e militares, além da comunidade escolar.

O pavilhão foi concebido por Diógenes Duarte Paes e adotado oficialmente em 9 de maio de 1961, através da lei 904. No dia 23 de dezembro de 2013, o prefeito Pedro Bigardi sancionou a lei 8.126, que instituiu e incluiu no calendário municipal de eventos o Dia da Bandeira de Jundiaí.

“Trata-se de uma data especial para todos nós. No ano passado, o evento foi no Paço Municipal. Neste ano,descentralizamos, trazendo para a escola, local onde se formam os cidadãos que daqui a alguns anos vão estar trabalhando, atuando para o desenvolvimento da nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

Dirigindo-se especialmente para as crianças, Bigardi ainda aproveitou e destacou a importância de cuidar de bens como a Serra do Japi, a zona agrícola e os mananciais. “Jundiaí é uma das melhores cidades do Brasil. Isso é motivo de orgulho. Temos de olhar a bandeira e lembrar daquilo que ela foi e do que a cidade é hoje. Todos nós temos que cuidar de Jundiaí com muito carinho.”

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Marilena Negro também enfatizou a importância da atividade. “Este momento, com alunos, pais e a comunidade da região, mostra o quanto respeitamos a nossa cidade.”

Autor do projeto de lei que instituiu o Dia da Bandeira de Jundiaí, Dirlei Gonçalves, complementou que ao comemorar a data, a população está valorizando sua história. “Isso é, sem dúvidas, muito especial. É importante que continuemos amando nossas cores, nossa terra.”

Além de emocionarem os participantes, com os Hinos Nacional e de Jundiaí, os alunos contaram a história do pavilhão e apresentaram uma peça teatral. “Estamos muito felizes e aprendemos ainda mais sobre a nossa bandeira”, fez questão de comentar Gabriel Augusto Morandini, de 9 anos, que participou de uma das encenações.

Descentralização
Além do Dia da Bandeira de Jundiaí, o assessor especial do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), José Carlos Pires, adiantou que programações semelhantes vão ser realizadas durante a Semana da Pátria, em setembro. “A ideia é continuar fazendocomemorações cívicas descentralizadas, a exemplo do que ocorreu o ano passado, quando fomos às escolas e tivemos desfiles de Sete de Setembro nos bairros. Com isso,aproximamos mais a comunidade do poder público e ajudarmos as crianças a desenvolverem o civismo, a valorizarem os símbolos.”

Participaram do evento: o assessor especial de Educação, Marcel Ercolin Carvalho; o 1º tenente do 49º BPMI, Vinicius Medeiros; o 1º tenente do Corpo de Bombeiros, Tiago Zucon; o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz; a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti; o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco; o superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramorelli; o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB, Leandro Iene; a coordenadora da Defesa Civil, Juliana Mazzei; a diretora da Emeb, Aline Anselmo Magalhães, além de diretores da Prefeitura e de supervisores escolares.