21/7/2016 - Jundiaí - SP

Tocha Olímpica chega a Jundiaí nesta quinta-feira

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Após 79 dias de revezamento, chegou a vez de Jundiaí receber a Tocha Olímpica. Nesta quinta-feira (21), o comboio que conduz o símbolo fundamental dos Jogos Olímpicos Rio 2016 inicia sua jornada na cidade pela Rodovia João Cereser, por volta das 11h17, e vai correr pela Terra da Uva passando pelas principais vias do município.

A chama, que em geral representa a paz, união e amizade, no Brasil remete também ao calor do povo. Por sua vez, o revezamento busca envolver a população nesse momento histórico a fim de aumentar o interesse das pessoas pelo esporte e principalmente pelas Olimpíadas, além de valorizar as histórias do Brasil mostrando a força e coragem dos brasileiros como legado de inspiração para as futuras gerações.

Até aqui
A chama foi acesa em 21 de abril por raios de sol na Grécia, berço das Olimpíadas, e veio intacta para o Brasil, aonde chegou no dia 3 de maio, em Brasília. De lá para cá, já se passaram mais de dois meses de revezamento em que já foi conduzida por terra, ar e até mesmo de barco, alcançando e envolvendo muitos brasileiros.

Jundiaí é a 80º cidade a receber o comboio da Tocha e vai contar com 42 condutores por 9,5 quilômetros. A visita da chama será também uma oportunidade de mostrar a riqueza cultural, geográfica e histórica do município desbravado por bandeirantes, compondo uma parte importante da história do País.

Percurso 
O comboio chegará primeiro na Rodovia João Cereser, altura da Vila Hortolândia e seguirá rumo ao Paço Municipal, na avenida da Liberdade, dando início ao revezamento, que vai seguir o seguinte roteiro: avenida Frederico Ozanan, avenida Nove de Julho, avenida Francisco Pereira de Castro, avenida Jundiaí (sentido Anhanguera) e rua Giacomo Itria até o Complexo Poliesportivo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão. A tocha percorrerá a pista de atletismo e sairá do local seguindo pela avenida Pedro Soares de Camargo e avenida Jundiaí (sentido Centro), passando pelas ruas Petronilha Antunes, Cel. Boaventura Mendes Pereira, Siqueira de Moraes, Rosário, Major Sucupira, Secundino Veiga e Vigário J.J. Rodrigues.

Na região da Vila Arens o comboio segue pela rua José do Patrocínio, Viaduto Sperandio Peliciari (Duratex) eFrederico Ozanan até chegar em frente à Nissan, na Ponte São João, local em que a chama vai deixar Jundiaí para seguir seu curso até o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para a abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Toda parte logística do comboio do revezamento é organizada pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, assim como carros de apoio, seguranças, socorro médico, sinalização de troca entre outras preocupações de formação para passagem da Tocha.