22/8/2014 - Jundiaí - SP

USF Vila Esperança conclui trabalho com gestantes

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A unidade de saúde da família USF Vila Esperança conclui na próxima terça-feira (26) o trabalho com o grupo de gestantes iniciado durante a 3ª Semana Regional do Bebê, entre 4 e 8 de agosto. O trabalho, de acordo com a enfermeira Raquel Rodrigues, costuma ser feito de três em três meses, mas desta vez a ocasião do evento foi aproveitada.

“Com a semana tivemos a oportunidade de termos uma aula de massagem shantala em um dia e, no outro, uma massagem das mães feita por técnicos do Senac”, explica Raquel.

O trabalho de orientação para gestantes é um dos mais importantes na rede básica porque garante desde os exames pré-natais até as orientações adequadas para as gestantes e futuras mães. Nas 25 unidades nos modelos de saúde da família (como é o caso da unidade da Vila Esperança) esse trabalho abrange também as visitas feitas pelos agentes comunitários de saúde nas residências.

Balanço
A Secretaria de Saúde está realizando o registro de todas as atividades ocorridas no setor durante a Semana do Bebê, promovida no contexto da Primeiríssima Infância em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Assistência Social.

Todas as unidades contam com atividades voltadas para gestantes e crianças, mas nesse período especial participaram 17 das 37 unidades.

“Uma parte muito importante do trabalho, além dos médicos e outros profissionais de saúde, é a presença de mães que já tiveram seu bebê para troca de experiências com as novas gestantes”, destaca Raquel.