20/2/2017 - Jundiaí - SP

Voluntários fazem a diferença no ‘Saúde em Dia’

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Mais de 40 voluntários, entre médicos e profissionais administrativos, estão envolvidos no trabalho do programa “Saúde em Dia” durante dois finais de semana no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. O atendimento acontece aos sábados e domingos, das 7h às 19h, para pacientes agendados nas Unidades Básicas de Saúde.

Há mais de um ano esperando por uma consulta com ortopedista, a funcionária pública Elisabete Andrade do Amaral esteve no Hospital São Vicente, neste sábado (18), para resolver o problema. “Andava com dor em um dos pés há muito tempo. Hoje, o atendimento foi maravilhoso. Já saí com o encaminhamento para exames complementares depois da consulta e ainda com o tratamento”, contou ela.

No primeiro final de semana do programa, foram atendidas 315 pessoas no sábado (11) e 300 no domingo (12) dentro do Hospital São Vicente. No segundo final de semana foram agendadas 880 consultas e até o meio dia desse sábado (18), 210 já haviam sido atendidas. É o caso de Etelvina Lopo da Silva, de 77 anos, que esperava há seis meses por uma consulta. “Hoje o atendimento rápido. Imaginei que esperaria o dia inteiro para ser atendida. Gostei muito da iniciativa”, disse a dona de casa.

Trabalho Voluntário 
Para os voluntários envolvidos, a alegria é ver que estão fazendo a diferença na vida das pessoas. Daluz da Conceição dos Santos, líder da recepção do Pronto Socorro de Ortopedia no Hospital São Vicente, trabalhou todos os dias no programa e ajudou na elaboração dos indicadores, além de organizar o fluxo dos pacientes. “Muitos pacientes vieram sem saber onde buscar orientação para atendimentos posteriores e já saem daqui com encaminhamento. Estou muito feliz em fazer parte deste trabalho”, contou.

Camila Moreira, colaboradora da Secretaria de Saúde, é outra voluntária. “É muito satisfatório ajudar. Vim nos dois finais de semana para colaborar na organização das filas e os encaminhamentos, mas a equipe do São Vicente é que faz o trabalho acontecer”, conta.

A diretora de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiana Alcântara, explica como funciona o direcionamento. “Todos os pacientes atendidos no programa ‘Saúde em Dia’ saem com a garantia de ressonância, eletrocardiograma, neuromiografia e fisioterapia, além de fazerem Raios-X no próprio São Vicente.”

Mas, o sucesso do atendimento só é possível com a participação dos médicos que também vieram como voluntários nos dois finais de semana. São dez especialistas por dia. O ortopedista responsável pelo Ambulatório de Ombro e Cotovelo do São Vicente, o Dr. Renato de Moraes, foi um dos médicos. “O tempo de espera dos pacientes na fila por um atendimento varia bastante chegando até um ano. É recompensador fazer este trabalho. A vocação do nosso grupo é, além de ensino, assistencial”, disse Dr. Renato.

O Dr. Antonio de Pádua Pacheco, pneumologista, também atendeu no São Vicente. “Havia pacientes em espera de pneumologista, programa antitabagismo e alguns que não conseguem marcar retorno. O objetivo foi atender esta demanda reprimida e depois oferecer continuidade no NIS e no AME sem esperar muito tempo. Pacientes pneumopatas sofrem com falta de ar e não podem esperar muito tempo, o que faz com que procurem várias vezes o Pronto Socorro. O Programa vai evitar esta demanda”, explicou.