18/6/2015 - Jundiaí - SP

Zeca da Casa Verde será homenageado em roda de samba

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Mais uma edição da Roda de Samba Bumbo do Japi será realizada neste domingo (21), às 15h, no Barracão Cultural de Capoeira Idalina, com a participação do poeta Akins Kinte, renomado representante da cultura afro-brasileira dentro do universo literário. O evento tem o apoio da Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Ação Comunitária. A entrada é gratuita.

Na ocasião, será exibido o documentário “Zeca: o poeta da Casa Verde”, que revela a trajetória de vida do sambista da década de 1970, que marcou história nas escolas de samba Rosas de Ouro e Morro da Casa Verde com seus enredos.

O filme é feito com imagens e depoimentos de Tonikinho Batuqueiro, Jair Rodrigues e integrantes da Rosas de Ouro. O documentário também aborda questões como as manifestações da cultura negra, a marginalização dos sambistas, a origem das escolas de samba e a comercialização do Carnaval.

“Essa roda é especial. Vamos exibir um documentário de um dos sambistas que estudamos, produzido pelo Akins Kinte, que vai contar um pouco de como foi a produção do filme. É uma oportunidade bem legal para quem ainda não conhece o projeto Bumbo participar desta vez”, comentou João Fernandes, músico que integra o Bumbo do Japi.

Eliane Silva Pinto, diretora de Ação Comunitária, falou sobre a iniciativa de apoiar o projeto que já se consolida no cenário cultural de Jundiaí. “A Secretaria de Cultura procura incentivar projetos como esse, que buscam reviver as tradições culturais tão valiosas para a formação cultural e social das comunidades.”

O Barracão Cultural de Capoeira Idalina fica na Rua General Martins Francisco Cruz, 96 – Jardim Ana Maria – Jundiaí.