Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

26/6/2015 - Jundiaí - SP

Jogos Regionais: Jundiaí prepara alimentação especial para atletas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Se depender do cardápio, os Jogos Regionais de 2015 serão um prato cheio para que Jundiaí comprove o status de potência do esporte. Os atletas, que defenderão a cidade em 43 modalidades a partir de 1 de julho, receberão durante os 11 dias de disputas uma alimentação balanceada, rica em proteínas e carboidratos. O cardápio foi anunciado pela coordenadora de alimentação da equipe de Jundiaí, Solange de Barros.

A programação prevê quatro refeições diárias para 660 atletas, técnicos e administradores que ficarão alojados na Escola Estadual Professor Benedito Ferraz Godoy, na Vila Hortolândia. O café da manhã será servido das 6h às 8h30 e o almoço, das 11h às 13h. O jantar sai entre 18h30 e 19h30 e, antes de ir para cama, os competidores ainda terão o café noturno, das 21h às 22h.

Para atender a demanda, 15 profissionais que esbajam talento na cozinha se dedicarão ao preparo das refeições. Arroz, feijão, massas, carnes, legumes e frutas formam a base do cardápio. “Temos umavariedade grande para que agrade toda a delegação”, diz Solange, que garante ter um plano B caso apareça imprevistos. “Raramente acontece, mas estamos preparados. Para uma atleta vegetariano ou com rejeição a qualquer alimento, por exemplo, nós temos como oferecer uma opção que lhe agrade”, comenta.

Solange sustenta que o cardápio é preparado com base em sua experiência em Jogos Regionais. “Já sãonove edições, o que traz a segurança de acertar a melhor opção de alimentos para a delegação. Mesmo assim, caso haja uma dúvida, peço ajuda a uma nutricionista”, conta.

A variedade e organização do cardápio impressionam. Logo no primeiro dia, os atletas de Jundiaí terão no almoço arroz branco, feijão, macarrão, bife à milanesa, couve refogada, salada de alface e tomate e suco de caju. E tem sobremesa: para começar, doce de pêssego em caldas com creme de leite. No jantar, exceção do arroz e feijão, o menu muda radicalmente. Filé de frango grelhado, purê de batata, salada de berinjela e rúcula, suco e abacaxi e o tradicional doce da Tia estarão à disposição da equipe.

O cardápio diversificado preenche a exigência necessária para o bom desempenho dos atletas dentro das quadras, pistas e gramados. O menu recheado tem, por exemplo, lagarto ao molho madeira, filé de peixe ao forno, bife à caçarola, rocambole de carne, lasanha, escondidinho de frango, entre outras opções. O café dos atletas de Jundiaí também será de primeira linha, servido pela manhã e à noite. Leite, café, chocolate, suco, muçarela, bolos, geleias, entre outros. Solange lembra que embora haja horário estipulado para que as refeições sejam servidas, responsáveis pela cozinha do alojamento de Jundiaí abrirão exceções de acordo com o horário das competições.

Só elogios 
A pivô Gabriela Celine da Silva, 29 anos, um dos destaques da equipe feminina de handebol de Jundiaí, tem motivos de sobra para elogiar a preocupação que Jundiaí tem com a alimentação dos atletas. Gabi, que foi rainha do Carnaval de 2014, defende o handebol da cidade desde 9 anos de idade. “Desde pequena tenho rejeição à lactose. Sou alérgica, mas nunca tive problemas com a alimentação durante as disputas”, diz.

Gabi conta que durante as competições, dirigentes conversam e procuram atender com atenção as necessidades dos atletas. “Não costumo comer carne vermelha. Então, eles me perguntam a minha sugestão e a substituem, com uma omelete, por exemplo. Toda essa dedicação nos permite treinar com tranquilidade e conseguir o melhor desempenho possível dentro da quadra”, comenta Gabriela.

A pivô aposta numa ótima exibição do handebol de Jundiaí nos Jogos Regionais. “A infraestrutura nos permite sonhar alto, sonhar em conquistar a medalha de ouro. Temos consciência do potencial de nossos adversários, mas estamos bem preparadas. Com a retaguarda da Prefeitura e o apoio dos torcemos, nossas chances são ótimas”, aposta Gabriela.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.