Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

17/8/2015 - Jundiaí - SP

Jundiaí celebra sua secular Festa da Padroeira




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Milhares de pessoas participaram, neste sábado (15), das principais cerimônias da Festa da Padroeira, evento católico que remete às origens da cidade de Jundiaí no século 17 e que contou com a presença do prefeito Pedro Bigardi na missa principal da manhã, seguida de procissão pelas ruas do Centro Histórico.

“É um evento que faz parte da nossa história, assim como a fé que moveu muitos esforços da comunidade ao longo do tempo”, afirmou Pedro, que esteve na cerimônia com a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi (também presidente do Fundo Social de Solidariedade).

Com um forte simbolismo ritual, a procissão percorreu as ruas Barão de Jundiaí, Siqueira de Moraes e Rosário, antes do retorno até o Largo da Matriz. De acordo com o bispo diocesano Dom Vicente Costa, a festa é marcada pela devoção a Maria no simbolismo do desterro como protetora da família “em direção a Jesus”. Os cânticos escolhidos na ocasião foram marcados pelos pedidos de justiça e paz.

O trajeto saiu da Catedral Nossa Senhora do Desterro, acompanhado pela Banda São João Batista, com grupos como a Romaria a Pirapora (reconhecida como patrimônio imaterial e que completou seu centenário em 2014), Legião de Maria, Apostolado da Oração, Santas Missões Populares, diáconos e outros. A secular imagem da Sagrada Família é uma das referências principais.

Moradores, autoridades e visitantes acompanharam o evento, marcado pelo som dos sinos (também replicado em outras paróquias da diocese, que abrange 11 municípios). Para a artista plástica Maria Lúcia Panizza, por exemplo, não apenas a cerimônia é uma atração como o próprio prédio da Catedral, com seus vitrais e formas transformadas no fim do século 19.

A Festa da Padroeira termina neste domingo (16), com atividades religiosas e também festivas, com as barracas de alimentação instaladas na praça Marechal Floriano Peixoto, na parte de trás da Catedral.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.