Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

1/10/2014 - Jundiaí - SP

Jundiaí é premiada no combate à tuberculose




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí foi premiada nesta terça-feira (30), no Fórum Estadual de Tuberculose 2014, como uma das cidades do Estado com maior índice de cura e ações de combate à doença. “Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado pelas unidades básicas de saúde”, destacou a enfermeira Solange Marquezini, gerente da Vigilância Epidemiológica do município.

A premiação é realizada pela Secretaria Estadual de Saúde e Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado de São Paulo. Em 2013, Jundiaí conseguiu alcançar o índice de cura de 91,4% dos casos registrados na cidade.

O principal motivo para o reconhecimento é o trabalho de busca ativa, realizado pelas unidades de saúde (UBS e ESF) com a investigação das pessoas que apresentam os sintomas da tuberculose.

“Sem esse engajamento das unidades de saúde não seria possível envolver a população na ação preventiva”, frisou a médica Sandra Ervolino, coordenadora do programa de prevenção da tuberculose.

De acordo com a Secretaria de Saúde, essa posição de destaque tem sido consolidada pela atuação da Vigilância Epidemiológica. “Faz alguns anos que estamos atingindo a meta da premiação, que é de 85% de cura. Mas, nos últimos dois anos, a gente vem se destacando”, destacou Solange.

No ano passado, foram registrados 94 novos casos de tuberculose em Jundiaí. Desses, 85 pacientes foram tratados e curados, ou seja, 91,4%.

Além de Solange e Sandra, participaram da cerimônia de premiação algumas representantes das unidades de saúde: Marilda (UBS Tamoio), Maria da Paz (UBS Novo Horizonte), Luísa (UBS Agapeama) e Ivone (Jardim do Lado).

Equipamento
O trabalho no combate à tuberculose também fez com que a cidade fosse contemplada pelo Ministério da Saúde para desenvolver o projeto Teste Molecular Rápido. Com isso, Jundiaí recebeu um novo aparelho, chamado Gene Expert, que faz o diagnóstico em 24 horas. Atualmente, o teste demora de 45 a 60 dias. “Quanto antes a gente conseguir iniciar o tratamento, menos gente ficará exposta à doença”, explica Solange. O aparelho deve começar a funcionar nos próximos dias.

Doença
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa. O principal sintoma é a tosse durante mais de duas semanas, indicando comprometimento pulmonar. Mas outros órgãos podem ser atingidos. Entre os fatores estão condições precárias de moradia, uso excessivo de corticoides (comum em casos de artrite), imunodepressão, tabagismo e até mesmo o trabalho profissional em saúde. A doença exige um período de tratamento que varia de seis meses a um ano, com acompanhamento médico mensal dos pacientes.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.