Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

5/2/2016 - Jundiaí - SP

Jundiaí é referência na região no combate ao Aedes aegypti




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Representantes dos Centros de Vigilância e de Zoonoses das cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) participaram, nesta quinta-feira (4), de uma reunião com a articuladora regional da Atenção Básica na Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS-7), Lígia Bestetti, e com o supervisor-geral da regional da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Odair Ferreira Leite.

O objetivo do encontro foi apresentar e discutir as ações que os municípios e o Estado estão desenvolvendo no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. “A ideia é integrar os grupos técnicos da Atenção Básica, Zoonoses e Vigilância Epidemiológica”, frisou Lígia.

A representante da DRS-7 demonstrou preocupação com a situação do Aedes aegypti em todo o País. “Estamos numa situação caótica. E todos temos o mesmo objetivo, que é controlar as doenças causadas pelo mosquito. Por isso, temos de juntar nossas forças, agregar melhor as informações, ver o que está dando certo e o que pode ser feito nos outros municípios”, destacou Lígia.

O gerente do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses de Jundiaí, Carlos Ozahata, explicou que o grupo com representantes das cidades da Aglomeração foi formado há algum tempo com foco no combate e controle do mosquito da dengue e as reuniões periódicas têm sido eficientes. “Estamos conseguindo nos falar, articular ações e trocar informações, e isso é muito importante”, disse.

Uma das propostas da reunião é que cada município siga o exemplo de Jundiaí e forme um comitê municipal de controle do Aedes aegypti, além de desenvolver ações padronizadas junto à atenção básica, como também já está sendo feito em Jundiaí.

“Também queremos padronizar as datas de eventos relacionados ao Aedes em toda a região e trabalhar no mesmo formato. Isso também vai ajudar a fortalecer nossa região”, complementou Carlos Ozahata.

A próxima reunião do grupo está marcada para a segunda-feira (22), em Campo Limpo Paulista.

Além de Jundiaí, participaram da reunião representantes de Cabreúva, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu e Itupeva, além do representante da AUJ, Carlos Libman, de Cabreúva.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.