Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

25/4/2016 - Jundiaí - SP

Jundiaí marca presença nos 20º Jogos Regionais do Idoso, em Avaré




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Mesmo com o clima quente de Avaré, a terceira idade da 8º região esportiva do Estado deu show de disposição e alegria na abertura dos 20º Jogos Regionais do Idoso (Jori). O evento, na quinta-feira (21), contou com a presença do secretário de Esportes e Lazer de Jundiaí, João Guilherme Maffia, e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (FUSSSP), Lu Alckmin.

“Sempre digo que é uma obrigação nossa, enquanto poder público, levar o esporte para todos, inclusive para a terceira idade, mas que isso não seja pejorativo, porque é uma obrigação maravilhosa. Sentir essa energia aqui coroa todo o trabalho realizado com muita dedicação em Jundiaí. É uma honra poder presenciar esse feito dos nossos idosos”, disse Maffia.

Joaquim Jeronimo Sabino, de 85 anos, ilustra o trabalho e a dedicação citados pelo secretário de Esportes. Pai de 13 filhos, esse senhor ainda tem muito gás para queimar. “Caminho há pelo menos 20 anos e sou o atual campeão de atletismo nos 600m do Jori. Tento levar uma vida ativa, porque gosto e me divirto. Essa é a chave: encontrar beleza e diversão em tudo que a gente faz”, concluiu.

Solenidade
A cerimônia marcou o início das disputas e apresentou os 44 municípios participantes. As boas-vindas foram dadas pela primeira dama e presidente do Funss de Avaré, Marisa Novaes. “Em nome da população avarense, demonstro a gratidão em receber o Jori em nossa cidade. Sintam-se em casa. Esperamos que gostem dessa festa preparada com tanto carinho para cada um de vocês”, disse.

Para Lu Alckmin, “os jogos são considerados o maior evento desportivo do Brasil para idosos. Vocês dão lição de alegria e vontade de viver e só por terem se dedicado, deixado família, filhos, netos e demais pessoas que amam para estarem aqui já os considero vitoriosos”, completou.

O prefeito da cidade, Poio Novaes, também manifestou o seu contentamento com o evento. “Isso estimula não somente as pessoas da terceira idade que ainda não procuraram um vida ativa, mas os jovens também. Vocês são o espelho. Bons Jori para todos”, pontuou Novaes, reforçando o convite para que os visitantes conhecessem também a cidade e os pontos turísticos.

No mesmo dia, as delegações já iniciaram as competições na modalidade coreografia. As apresentações demonstraram que a terceira idade está atenta aos assuntos discutidos atualmente na sociedade, com temas sobre preservação e exaltação à natureza, valorização da mulher e também da música, teatro e cinema.

Jundiaí apresentou uma coreografia coordenada pelos educadores Marcelo Justino e Elenir Sabino, com o tema Flores da Amazônia, em que demonstraram o ritmo carimbó, característico por utilizar bastante o movimento das longas saias e dos quadris.

“Quando pensamos numa coreografia, analisamos uma série de coisas: a capacidade de cada uma para com os movimentos, sempre pensando no bem estar delas, algo que ainda não tenhamos apresentado e, principalmente, se elas aprovam a dança. Nossas alunas são participativas e têm prazer no que fazem. Não podemos tirar essa alegria com uma coreografia bonita para os jurados e ruim para elas”, disse Elenir.

No mesmo dia, a equipe de vôlei adaptado também jogou. As disputas seguem até domingo (24).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.