Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

15/4/2015 - Jundiaí - SP

Ministério da Cultura participa de debate para fortalecer o conselho




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Em mais uma ação do governo Pedro Bigardi para ampliar a participação popular na construção das políticas públicas, a Secretaria de Cultura realizou na noite de segunda-feira (13) um debate com o objetivo de fortalecer a participação da sociedade no Conselho Municipal de Cultura. Com a presença de Henry Durante, assessor do Ministério da Cultura no Estado de São Paulo e um dos gestores culturais mais requisitados para falar sobre o tema, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão recebeu dezenas de artistas, lideranças, gestores e pessoas interessadas em saber como funciona e como participar do Conselho de Cultura.

O Sistema Nacional de Cultura (SNC) foi um dos principais temas abordados, porque, segundo Henry, a partir dele se promove uma gestão mais eficaz e participativa. Criado em 2012, o SNC é um instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura que abrange os entes federados e a sociedade civil.

“Não faz sentido haver gestores e sociedade se não há pactuação. A proposta do Ministério é exatamente de assegurar a continuidade das políticas públicas de cultura como políticas de Estado, com um nível cada vez mais elevado de participação e controle social.”

O objetivo central do SNC é levar aos municípios e estados que já aderiram ao sistema a descentralização das políticas culturais, com a participação da sociedade civil, tornando a gestão de cultura mais eficaz, planejada e participativa e com melhor uso dos recursos públicos.

O assessor ficou surpreso com a participação da sociedade no evento. “Não esperava ver tanta gente. E todos muito interessados em vários processos da Cultura.” Henry lembrou que o conselho tem o poder de se conectar com várias dinâmicas culturais. “É importante que se tenha pelo menos 50% de membros da sociedade civil, mas que haja pactuação com o executivo. Afinal, se não houver participação do poder público, não há comprometimento.”

Legitimidade
De acordo com Eliane Silva Pinto, diretora de Ação Comunitária, o debate supre a necessidade de divulgar a importância da participação popular no processo de construção cultural. “É de suma importância que a sociedade civil esteja envolvida nessas discussões para validar cada vez mais as ações do conselho.”

Sob a ótica do Ministério da Cultura, a importância do conselho para Jundiaí abre a possibilidade dos artistas e interessados entenderem que a participação junto ao poder publico é um bem cultural para a história da cidade e que para isso precisa se compreender que um conselho representativo e legítimo tem de ser eleito em assembleia geral, aberta para todos acompanharem, tendo o direito de votar e serem votados.

O Conselho de Cultura de Jundiaí se reúne às segundas-feiras de cada mês, às 9h, no Espaço dos Conselhos, na rua Princesa Isabel, 279, Vila Arens.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.