Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

16/7/2014 - Jundiaí - SP

Moradoras do São Camilo fazem ‘viagem no tempo’




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Jundiaí

Criado por agentes comunitárias de Saúde da UBS Jardim São Camilo, em Jundiaí, o projeto “Eu Sou a Melhor Idade” esteve nesta terça-feira (15) no Centro de Cultura Jorosil, que abriga a Pinacoteca Municipal. A iniciativa, uma cooperação da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Cultura, contou com a participação de moradoras daquele bairro, que tiveram contato com desenhos do pintor Diógenes Duarte Paes.

As obras, que mostram tipos populares de Jundiaí nas décadas de 1920 e 1930, encantaram as visitantes. “Moro há 40 anos na cidade e ainda não tinha visto. É muito bom”, comentou Aparecida Soares da Silva. “Não imaginei que fosse tão interativo”, comentou Regiane Oliveira, sobre a valorização da experiência dos idosos, que gerou até uma roda de conversa sobre o uso do ferro de passar, da chaleira, da bandeira da festa do Divino ou do chapéu de palha que eram parte da época e integram o ambiente da exposição.

A socióloga Creusa Claudino, que monitorou o grupo, também marcou a receptividade do local com brincadeiras como encontrar “a obra de arte onde havia um ferro de passar roupa abastecido a carvão” com um exemplar antigo também exposto. Para pessoas como Maria Dolores de Jesus Bento, esse material era “comum antigamente” e havia “técnicas adequadas” para o uso.

O trabalho de Diógenes, considerado um dos maiores artistas da cidade, equilibrou-se com os objetivos do projeto. “Ele registrava tipos populares em aquarela, que ainda hoje parecem familiares para todos nós como aquela cidade mais rural e interiorana”, lembrou Creusa, ao mostrar uma fotografia do artista, com pinturas no acervo do Clube Jundiaiense, em evento no Clube 28 de Setembro – que ele também frequentava.

Até mesmo o médico cubano Edelangel Carraza, que atua no Jardim São Camilo, destacou a experiência positiva. “O bem estar social é parte da saúde básica. Fico satisfeito ao conhecer projetos assim”, afirmou. De acordo com a agente Daniela Camargo, a ação – lançada neste ano – terá continuidade.

Iniciativa
Outras salas, onde estavam obras como a escultura em bronze chamada “Menino Tocando Flauta”, de Tereza D´Amico (doada em 1966 ao museu pelo Serviço de Fiscalização Artística do Estado), também despertaram muitas conversas e risadas.

A Pinacoteca, assim como o Centro de Memória e o Solar do Barão, é uma das partes do Museu Histórico. Por outro lado, o projeto da UBS São Camilo é apenas uma das diversas iniciativas da Secretaria de Saúde nos bairros que devem ficar mais visíveis na Semana do Idoso, em setembro.

“Para muitas pessoas, esse tipo de trabalho é uma inspiração”, comentou Elaine Rusnak, integrante do projeto Fotografia, Arte & Memória que registrava a visita e destacava o início do curso de agentes de desenvolvimento local, organizado pela Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), também na noite desta terça-feira no bairro.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.