Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

25/11/2014 - Jundiaí - SP

Operações do GGIM garantem segurança nos bairros




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão ligado à Prefeitura de Jundiaí, coordenou duas operações policiais nas noites de sexta-feira (21) e sábado (22). Duas pensões no Centro, duas praças (uma na Vila Rio Branco e outra na avenida Nove de Julho) e a avenida Adilson Rodrigues, no Jardim Samambaia, receberam policiais militares, policiais civis, guardas municipais, agentes de trânsito, fiscais do comércio, membros da Defesa Civil e do Juizado de Menores.

O objetivo foi garantir maior segurança nestes locais, conforme determinação do prefeito Pedro Bigardi. De acordo com o GGIM, as ações continuarão em outras regiões da cidade e sem prazo para terminar. “São locais com histórico de problemas e reclamações de moradores do entorno”, explicou Thiers Marques, coordenador do Gabinete.

Segundo Thiers, o trabalho integrado tem contribuído muito para o combate à criminalidade no município. “Estamos atendendo um pedido do prefeito Pedro Bigardi, de cuidar das pessoas que moram em locais que apresentam grau elevado de perturbação do sossego e abusos”, destacou.

Nos dois dias, as operações garantiram apreensão de drogas em quantidades para consumo, a condução de pessoas para averiguação no Plantão Policial, orientação aos jovens que permanecem nestes locais e autuação de veículos estacionados irregularmente.

Das duas pensões visitadas sexta-feira (21) à noite, uma não reunia condições estruturais e de higiene adequadas. A documentação do imóvel também não estava em ordem. “Já foi solicitado o fechamento do local após vistoria da Defesa Civil. O processo administrativo já foi iniciado”, lembrou Thiers.

Nas avenidas Nove de Julho e Adilson Rodrigues, a concentração de jovens foi averiguada. E na Vila Rio Branco, a praça localizada na rua Paulo Setúbal foi novamente alvo de fiscalizações por parte de guardas municipais, policiais militares do 49º Batalhão, Juizado de Menores e agentes de trânsito.

Nestes três locais, as reclamações apontam grande concentração de jovens que gera incômodo pelo barulho e consumo de bebidas alcoólicas. Há três semanas, as operações têm sido realizadas nesta região e o efeito tem sido sentido por todos.

O comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, comemorou o resultado alcançado neste trabalho. “Essa integração com as polícias Civil e Militar já é realizada pela Guarda Municipal. Daremos continuidade nestas operações, que são mérito de todos e com saldo positivo para a população.”

Avanço na integração
Para o capitão Esdras Morales, comandante da 1ª Companhia do 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), as operações neste modelo são um grande avanço. “É essencial a integração dos poderes públicos para que a população se sinta realmente segura. Muitas vezes, a ação policial isolada só surte efeitos em curto prazo ou mesmo naquele exato momento. Quando temos outros órgãos de fiscalização do município atuando diretamente e em conjunto com as instâncias policiais, o resultado tende a ser mais duradouro e isso leva maior sensação de segurança ao cidadão“, ressaltou.

O capitão Morales insistiu para que a população continue denunciando crimes e abusos. Ele apontou o telefone de denúncias 181 como ferramenta importantíssima neste processo. “A população também é responsável pelas ações de prevenção primárias, seja adotando regras simples de segurança nas condutas diárias, denunciando irregularidades e crimes de que tiver ciência ou exigindo dos poderes e órgãos públicos medidas que levem à diminuição da criminalidade”.

As denúncias, inclusive, podem ser feitas anonimamente.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.