Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

18/7/2014 - Jundiaí - SP

PA Central atende 54% de urgência e emergência




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Jundiaí

Os números da unidade de pronto-atendimento PA Central 24 Horas, aberta em março de 2013, confirmam a meta do projeto municipal na reestruturação da saúde com uma demanda que já supera os serviços de pronto-socorro do Hospital São Vicente de Paulo.

Apenas entre os dias 1º e 16 de julho, o total de trabalho do PA Central somou 5.518 atendimentos (ou 54% do total do complexo, que inclui o PA e o São Vicente). O pronto-socorro adulto (PSA) teve 2.611 atendimentos ou 26% do total, enquanto o pronto-socorro de ortopedia (PSO) teve 2.031 atendimentos ou 20% do total.

“Não devemos confundir o PA com o pronto-socorro, que fica com os casos de mais alta complexidade. Mas esses números confirmam o alvo do projeto estratégico do governo, que envolve as quatro unidades de pronto-atendimento (UPA) e também os preparativos para outra unidade integral”, comenta o secretário Gerson Vilhena.

Dos atendimentos no PA Central 24 Horas, a clínica médica ficou com 4.691 casos, enquanto a odontologia ficou com outros 786 casos. Também entram na soma o trabalho da oftalmologia (36), da enfermagem pura (4) e até da cirurgia geral (1). O serviço também conta com exames e leitos para pequenas internações.

A demanda sobre o complexo de urgência, entretanto, continua elevada. Mesmo com 54% atendidos pelo PA Central, a somatória de atendimentos do Hospital São Vicente de Paulo atingiu 10.160 casos apenas entre os dias 1º e 16 de julho com participação significativa de outras cidades.

Novas UPAs
As obras da unidade de pronto-atendimento (UPA) Novo Horizonte 24 Horas, na região do Almerinda Chaves, continuam a todo vapor e contam com previsão de abertura no fim deste ano. Ao mesmo tempo, estão tramitando para licitação as obras da UPA Vila Progresso 24 Horas, da UPA Ponte São João 24 Horas e posteriormente da UPA Vila Hortolândia 24 Horas.

Também em andamento a nova sede da UBS Retiro, que no seu atual endereço ampliará a unidade de pronto-atendimento para funcionar como PA Retiro 24 Horas.

Os números do PA Central 24 Horas, mesmo com a demanda crescente que pressiona os serviços em Jundiaí, mostram – na análise da Secretaria de Saúde – a necessidade da nova rede de urgência e emergência que está sendo construída na cidade.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.